IMESC apresenta o aplicativo IMESC Amplo ao Comitê de Políticas Públicas para Mulheres

Publicado em 01/08/2024
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) realizou, na última quarta-feira (31), na Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), uma capacitação voltada para os membros do Comitê de Articulação e Monitoramento do III Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O principal objetivo do encontro foi apresentar o aplicativo IMESC Amplo e suas funcionalidades aos participantes do comitê.

Participaram da capacitação o Diretor de Estudos e Pesquisas do IMESC, Rafael Silva, acompanhado dos analistas Leonardo Morais e Maysa Póvoas. Na ocasião, a equipe apresentou a ferramenta desenvolvida para auxiliar o Estado na produção de dados, permitindo a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. O aplicativo, já utilizado por diversos órgãos, agora será adotado pela SEMU para informar sobre as atividades desenvolvidas no estado, atendendo às determinações do II Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres.

Rafael Silva destacou a importância da capacitação realizada pelo IMESC. "Buscamos explicar o funcionamento da ferramenta e como ela pode auxiliar no planejamento e levantamento de ações para responder de forma abrangente aos impactos do Plano de Políticas para Mulheres. Estamos abertos para prestar a assistência técnica necessária para a utilização do IMESC Amplo", enfatizou.

Para Cris Rego, membro do comitê representante da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, a capacitação foi muito produtiva. “Tivemos um encontro muito produtivo com o IMESC, pudemos dialogar sobre a construção do questionário que será utilizado pelo comitê via IMESC Amplo e ainda tivemos o prazer de conhecer o Painel da Mulher desenvolvido pelo Instituto”, disse Cris Rego, assessora da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e membro do comitê.

Sobre o IMESC Amplo
O IMESC Amplo é um aplicativo que monitora indicadores dos municípios maranhenses, fortalecendo a sistematização e a implementação de políticas públicas. Ele é disponibilizado via aplicativo, que pode ser acessado por meio de um navegador em qualquer celular, sem a necessidade de instalação.