Boletim de Conjuntura apresenta panorama da economia maranhense

Publicado em 23/07/2024

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), lançou, nesta terça-feira (23), o Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense do primeiro trimestre de 2024. A publicação trimestral analisa a dinâmica econômica do Maranhão, abordando temas como relações internacionais, comércio exterior, Produto Interno Bruto (PIB), inflação, finanças públicas e mercado de trabalho.
O boletim inclui informações sobre as economias nacional e internacional, essenciais para compreender a economia estadual. O material mostra que o PIB nacional alcançou R$ 2,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024, com um crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo setor de serviços (+1,4%) e pelo setor agropecuário (+11,3%).
Para o Maranhão, estima-se um crescimento de 1,9% em 2024. O crescimento avaliado para o setor de Serviços é de 2,3 e a indústria, 1,8%, destacando-se a Indústria Extrativa e as subatividades da Transformação.
Esses resultados positivos impactaram o mercado de trabalho, com a taxa de desemprego caindo para 8,4%, uma redução de 1,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em relação ao emprego formal nos primeiros quatro meses do ano, foram criadas 2,1 mil novas vagas, com 84.893 admissões e 82.777 desligamentos.
O periódico completo, que inclui diversas outras informações, está disponível no site do Instituto (www.imesc.ma.gov.br).