O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta sexta-feira (26), a Nota do Comércio Varejista. A publicação bimestral apresenta dados sobre o volume de vendas, a confiança do empresário do comércio e do consumidor, o endividamento e a inadimplência das famílias, a abertura de empresas, a demanda por crédito, entre outros.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista do Maranhão cresceu 2,6% em fevereiro em comparação com o mês anterior, marcando o segundo mês consecutivo de crescimento em 2024. No acumulado do ano, o varejo maranhense apresentou alta de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional de 6,1%. Já em comparação a fevereiro de 2022, as vendas avançaram 12,6%.
O bom desempenho do comércio varejista, no início do ano, é atribuído, em parte, à maior movimentação econômica provocada pelo Carnaval. Estima-se que o Carnaval 2024 no Maranhão atingiu um recorde de público e que a movimentação econômica em todo o estado foi de mais de 313 milhões, em razão da ampliação dos esforços públicos na realização da festividade.
“O crescimento do comércio varejista no estado, no início de 2024, foi impulsionado pelo cenário macroeconômico favorável e eventos sazonais. Contudo, é importante notar que fatores como alta inadimplência e a inflação podem influenciar a disposição das famílias para o consumo”, destacou o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.
A publicação destaca ainda o crescimento das transações Pix recebidas por pessoas jurídicas no Maranhão em fevereiro, que está associado, em parte, ao aumento da atividade econômica durante o Carnaval. De acordo com o Banco Central, foram registradas 113,9 milhões de transações, alta de 63,4% em comparação com o mês anterior. Com a elevada quantidade de transações Pix em fevereiro, o valor recebido por pessoas jurídicas por esse meio de pagamento totalizou 12,2 bilhões, variação de 11,9% em comparação com janeiro.
O conteúdo completo está disponível no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br)