IMESC publica Boletim Social: Panorama da Juventude Maranhense

Publicado em 29/03/2024
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) divulgou, na última segunda-feira (25), o Boletim Social do Maranhão: Panorama da Juventude Maranhense. Elaborado com o intuito de atender uma demanda da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV) referente à solicitação de informações sobre a juventude maranhense, o material destaca que o estado possui a décima maior população jovem do país e apresenta a sexta maior diminuição na taxa de analfabetismo do âmbito nacional.

O estudo foi lançado durante evento no Palácio Henrique de La Rocque, realizado em conjunto com a Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude. Na ocasião, além do Boletim, foi lançada, também, a 1ª Edição do Programa Cartão Transporte Universitário. Participaram do evento representantes da SEEJUV, IMESC, IEMA, UEMA, Casa Civil, Assembleia Legislativa do Maranhão, além do governador Carlos Brandão.

“O Boletim Social da Juventude é mais uma iniciativa que reuniu o esforço conjunto entre o IMESC e a SEEJUV em caracterizar a juventude maranhense, a partir da análise de alguns indicadores específicos dessa fase da vida. Os jovens abarcam uma parcela significativa da população maranhense, o que requer continuamente políticas públicas de fortalecimento dos elos da educação e do mercado de trabalho”, pontuou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

A chefe do Departamento de Estudos Populacionais e Sociais do IMESC, Marlana Portilho, falou sobre o desenvolvimento do boletim. “O Boletim Social Panorama da Juventude Maranhense é fruto de uma parceria com a SEEJUV firmada ao longo de 2023. É a primeira vez que o Maranhão tem um boletim social com essa temática que fez um diagnóstico socioeconômico na área de demografia, educação e mercado de trabalho”, destacou.

A publicação aponta que no ano de 2022 o Maranhão possuía a décima maior população jovem do Brasil, eram 1,8 milhão de pessoas com idades entre 15 e 29 anos. Esse número representava 25,3% da população do estado, sendo a maioria deles residente da zona urbana (73,2%), segundo os dados da PNADC, do IBGE. Os municípios de São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar se destacavam como os principais locais com maiores quantitativos de jovens no estado, segundo o Censo Demográfico de 2022.

Na área da educação, a taxa de analfabetismo entre os jovens no Maranhão apresentou uma significativa redução entre 2012 e 2022 — de 4,1% para 1,9% no último ano. Além disso, 39,2% da população jovem do estado possuía ensino médio completo. Houve, também, aumento de 2,9 p.p. na parcela de jovens com ensino superior completo no período analisado. Esses indicadores ressaltam o significativo avanço na educação dos jovens maranhenses ao longo dos últimos anos.

A taxa de ocupação entre os jovens maranhenses aumentou nos últimos anos. Atualmente, 84,9% dos jovens na força de trabalho estão ocupados. Ademais, houve um expressivo crescimento no percentual de jovens trabalhadores com ensino superior completo — de 3,8% em 2012 para 10,8% em 2022, o que indica a busca por melhor formação e qualificação dessa população para atingir melhores oportunidades de trabalho e salário.