Atividade econômica da agropecuária maranhense tem crescimento de 8,4% no terceiro trimestre de 2023

Publicado em 26/12/2023

O Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referente ao terceiro trimestre de 2023, publicado nesta terça-feira (26), já está disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN). O estudo aponta que o Índice de Atividade Econômica do setor agropecuário maranhense cresceu 8,4% no segundo trimestre e projeta um incremento de 8,0% no acumulado do ano.

“Os agricultores maranhenses vêm se superando a cada ano que passa, com a utilização de insumos e outras tecnologias aplicadas ao plantio das suas culturas, o que garante uma boa produtividade e, consequentemente, maior volume produzido. Desse modo, o estado tem batido um novo recorde de safra desde 2017, tanto que em 2023 conseguimos chegar aos 6,5 milhões de toneladas de grãos”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de novembro, as perspectivas para 2023 são positivas, com a produção graneleira do Maranhão (+9,1%) superando a média do Nordeste (+6,2%). Destaca-se, ainda, o crescimento esperado na produção de milho, estimado em cerca de 11,0% para este ano, também superando a média do Nordeste (+5,1%).

Sobre o Índice Trimestral de Atividade Econômica do setor agropecuário maranhense

O ITAE da Agropecuária é composto por seis atividades: agricultura, pecuária, silvicultura, exploração vegetal, pesca e aquicultura. O indicador aponta o nível de atividade econômica do Maranhão do setor agropecuário com detalhamento para as atividades da agricultura e da pecuária.

Acesse a publicação na íntegra aqui.