Imesc e Uema assinam acordo de cooperação técnico-científico

Publicado em 13/12/2023


A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), celebrou na manhã desta quarta-feira (13), a assinatura do acordo de cooperação técnico-científico com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), objetivando o desenvolvimento de estudos, projetos, pesquisas e afins na área da Engenharia da Computação.

Com a parceria, os atuais alunos em campos de estágio e egressos do curso de Engenharia da Computação terão a oportunidade de fazer parte das ações de modernização dos produtos digitais desenvolvidos pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), entre ele, o aplicativo e plataforma IMESC Amplo, Geoportal SEI ZEE-MA e plataforma DATA IMESC, com vistas ao diagnóstico, implementação, monitoramento e avaliação do planejamento e gestão de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico do Estado do Maranhão. 

“Essa colaboração proporciona aos estudantes e egressos da universidade a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em projetos práticos, além de ter acesso a recursos e expertise do IMESC. Essa parceria contribui para o enriquecimento acadêmico dos alunos, estimula a inovação tecnológica e fortalece a conexão entre a academia e o setor público, que consequentemente resulta em benefícios e avanço científico e tecnológico aqui no nosso estado” enfatiza o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales. 

Presentes na assinatura do termo de cooperação, o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, acompanhado de sua equipe Thaynara Santos Fernandes, assessora jurídica e Elton Ferreira Moreira, supervisor administrativo financeiro.

“A colaboração com os professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão trará expertise na área da Engenharia da Computação para dentro do nosso Instituto, possibilitando o desenvolvimento conjunto de metodologias e técnicas inovadoras para a criação e melhoria dos produtos digitais do IMESC. Essa troca de conhecimentos certamente contribuirá para o avanço das pesquisas realizadas pelo Instituto, bem como para a formação de profissionais mais qualificados nesse campo com o oferecimento das oportunidades de estágio e pesquisa para os estudantes da Engenharia da Computação, proporcionando uma experiência prática em um ambiente real de trabalho”, comenta o presidente. 

*Com informações da UEMA