Godofredo Viana entra no topo dos 50 maiores PIBs per capita do país em 2021

Publicado em 15/12/2023

Tasso Fragoso e Santo Antônio dos Lopes também  estão na lista dos 50 maiores PIBs _per capita do Brasil em 2021. Em relação ao ranking estadual, o destaque vai para Bacabeira, que a partir de 2021 passou a ser um dos top 10 do estado nesse indicador.

*

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), divulgou, nesta sexta-feira (15), a publicação Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios do estado do Maranhão 2021. A publicação anual tem o objetivo de avaliar o total de bens e os serviços produzidos nos municípios, sob a ótica dos setores de atividades econômicas. O PIB tem dois anos de defasagem e é divulgado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A capital maranhense contribuiu com cerca de R$ 36,5 bilhões na economia maranhense em 2021, o que equivale a 29,2% do PIB do Maranhão. Além de São Luís, outros municípios se destacaram significativamente na produção de bens e serviços, a exemplo de Imperatriz, Balsas, Açailândia, Santo Antônio dos Lopes, Tasso Fragoso, Bacabeira e Godofredo Viana, demonstrando uma descentralização gradual do PIB da capital para outros municípios do estado.
Os municípios maranhenses contribuem de maneiras distintas na geração de bens e serviços produzidos no estado, como explica do presidente do Imesc, Dionatan Carvalho: “O Comércio é mais forte na capital maranhense, além de contribuir também com a maior fatia da Indústria (33,7%). Já Santo Antônio dos Lopes, é o segundo maior peso na Indústria do Maranhão (12,6%), seguido de Godofredo Viana (9,9%). No que se refere à Agropecuária, os grandes players situam-se no sul e oeste do estado, com destaque para Balsas, Tasso Fragoso e Açailândia que, juntos, contribuem com 30,6% do setor primário do Maranhão”.
O presidente pontuou ainda sobre a recuperação econômica dos municípios após a pandemia de 2020: “A retomada da economia maranhense em 2021 foi crucial para que os municípios pudessem recuperar as perdas de 2020, durante a pandemia. Além da Administração Pública e o Comércio, a retomada da Construção Civil foi fundamental para a maior geração de valor agregado na instância municipal, tanto que em 2021, cerca de 111 municípios tiveram essa atividade como a de maior destaque no setor secundário, lembrando que em nível estadual, essa atividade cresceu 15,2%”, enfatizou.
A publicação mostra que o município de Godofredo Viana avançou 46 posições no ranking nacional do PIB per capita e em 2021 passou a ocupar o 42º lugar, com cerca de R$ 219.655,83 por habitante. No tocante ao ranking dos municípios brasileiros, somente 3,2% dos municípios maranhenses se concentraram no 4º quartil (municípios com maiores PIB per capita), são eles: Tasso Fragoso (23º); Godofredo Viana (42º); Santo Antônio dos Lopes (48°); Sambaíba (314º); Balsas (543º); e Alto Parnaíba (896º). Em nível estadual, o destaque vai para o município de Bacabeira, que em 2021 passou a integrar o ranking dos dez maiores PIBs per capita do Maranhão. Em 2020, esse município ocupava a 17ª posição e passou para o 10º lugar em 2021.

A publicação completa pode ser baixada no site do Imesc www.imesc.ma.gov.br