Imesc publica Painel da Mulher com perfil da mulher maranhense

Publicado em 07/12/2023

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), divulgou, nesta quinta-feira (07), o Painel da Mulher, que tem a finalidade de difundir dados estatísticos relevantes para a garantia dos direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero no estado, além de ampliar os debates sobre essas temáticas.

Os cinco eixos estruturantes do Painel da Mulher são: demografia; educação; saúde; trabalho, renda e desigualdade e; vitimização e acolhimento, que reúne 61 indicadores com dimensão municipal, estadual, regional e nacional. O painel exibe uma interface interativa e de fácil visualização, por meio de mapas e gráficos.

Segundo dados do Painel, a população feminina maranhense aumentou 6,2% em 10 anos e é constituída em 80% por pretas ou pardas. Além disso, houve um aumento no percentual de mulheres de 25 anos ou mais que possuem ensino superior completo, de 6,3% (em 2012) para 15,2% (em 2022).

Os indicadores do estado também melhoraram no tocante à Atenção Primária à Saúde da Mulher, na qual houve um crescimento de 10% no percentual de mulheres que realizaram Pré-Natal, com no mínimo seis consultas, de 9% em relação ao Pré-Natal para detectar Sífilis e HIV, de 8% na Cobertura Citopatológica e de 7% no que diz respeito à Saúde Bucal de Gestantes, entre o segundo quadrimestre de 2022 e 2023.

Para conferir o Painel completo, acesse www.imesc.ma.gov.br.