Nota do Comércio Varejista repercute expansão de 10,1% no comércio varejista estadual

Publicado em 01/11/2023

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quarta-feira (01), a Nota do Comércio Varejista. A publicação bimestral apresenta dados sobre o volume de vendas, a confiança do comércio e do consumidor, endividamento e inadimplência das famílias, abertura de empresas, demanda por crédito, entre outros.
Os dados destacam que de janeiro a agosto de 2023, o comércio varejista estadual obteve expansão de 10,1%, comparado ao mesmo período de 2022, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi superior à média nacional em 8,5 pontos percentuais. Apesar do crescimento interanual, o volume de vendas do varejo no estado recuou 0,7% em agosto comparado a julho, movimento de queda análogo ao observado no âmbito nacional, que recuou 0,2%.
No que diz respeito ao comércio varejista ampliado, foi registrado, de janeiro a agosto, um crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período de 2022. Todavia, em agosto de 2023 houve recuo de 3,6% do volume de vendas no Maranhão em relação a julho, após dois meses consecutivos de alta.
Ressalta-se que o início do ciclo de queda da taxa básica de juros em agosto não exerceu efeito imediato na atividade econômica, pois os juros permanecem no patamar de dois dígitos. Entretanto, a redução gradual da taxa Selic deve influenciar de forma sistemática o custo de operação das empresas e o orçamento das famílias.
O crescimento interanual do varejo maranhense é corroborado pela alta da massa de rendimento real no estado, que expandiu 11,5% no segundo trimestre de 2023 comparado ao mesmo trimestre de 2022, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua IBGE).
Ademais, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - FENABRAVE, o número de veículos emplacados no estado apresentou alta de 12,8% no acumulado de janeiro a agosto de 2023 contra o mesmo período do ano anterior, resultado que contribuiu para o crescimento interanual do volume de vendas do varejo ampliado maranhense.
 “As datas comemorativas no segundo semestre do ano, como o Dia das Crianças, a Black Friday e, o período de Natalino, sinalizam expectativas positivas para o varejo maranhense. Além disso, o Programa Desenrola, que visa reduzir o endividamento de pessoas físicas, pode afetar positivamente a capacidade de consumo das famílias”, destacou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.
Acesse a publicação completa aqui