Imesc participa de reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza

Publicado em 25/10/2023

Representantes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) participaram, na última quarta-feira (25), da décima segunda reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza. Realizado na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão, o encontro buscou debater o eixo temático educação, um dos componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Participaram como convidados o analista de Planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Ricardo Costa e Silva; a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Nádia Dutra; o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Paula Catunda; o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho; a superintendente de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayra Nina Costa, e o superintendente regional de Colaboração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Paulo Mendes.

A reunião teve como objetivo apresentar os dados relativos à educação no Brasil e no Maranhão, levantados por diversos institutos. O Imesc foi convidado para participar da reunião e fornecer dados estatísticos necessários para auxiliar a Comissão em seus trabalhos.

“A Frente Parlamentar está analisando como a educação impacta os indicadores de pobreza do estado do Maranhão e, ao mesmo tempo, os outros indicadores. Pretendemos contribuir da melhor forma possível para que esse debate produza proposições para melhorar os indicadores estaduais”, enfatizou Dionatan Carvalho, presidente do Instituto.

No Maranhão, os gráficos demonstram que o Estado tem se empenhado em melhorar os indicadores do IDH, principalmente na área da educação.

O deputado Arnaldo Melo disse, entre outras coisas, que, a partir de agora, os envolvidos nesse trabalho participarão de reuniões paralelas sobre a mesma temática, tendo em vista a amplitude do tema, que precisará ser destrinchado em seus inúmeros aspectos. "No dia 21 de novembro, nós teremos uma reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza para discutirmos renda e empregabilidade. No entanto, antes, iremos continuar discutindo o tema educação, que é bastante amplo e precisa de nossa atenção especial", frisou Arnaldo Melo.

Foto: Ascom UEMA