Boletim Social do Maranhão traça o perfil da pessoa idosa

Publicado em 26/10/2023

“O Perfil da Pessoa Idosa” é o tema do segundo Boletim Social do Maranhão de 2023, lançado nesta quinta-feira (26), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).
O “Boletim Social do Maranhão: O Perfil da Pessoa Idosa” foi desenvolvido com o intuito de atender uma demanda do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDIMA) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), referente solicitação de informações sobre o idoso. O material caracteriza a população idosa sob a perspectiva socioeconômica, além de destacar as vulnerabilidades sociais e direitos sociais. 

“O Boletim Social do Idoso é uma iniciativa que reuniu o esforço conjunto em caracterizar a população idosa do estado, a partir da análise de diversos indicadores, contemplando as especificidades dessa faixa etária. Isso não só permitirá que novos estudos possam ser realizados com essa temática, como também expande a possibilidade de estudos futuros com as demais secretarias do governo”, pontuou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

A publicação mostra que a população de idosos aumentou no Maranhão nos últimos anos, passou de 9,3% em 2012 para 12,0% em 2022. Em termos absolutos, são 856,5 mil idosos, o 12º estado com maior contingente populacional desse grupo etário no país. O diagnóstico aponta que os idosos também foram a maioria chefiando os lares maranhenses em 2022 (60,1%), totalizando 514,8 mil pessoas, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.  

Foram identificados avanços na área da educação e saúde.  O Maranhão apresentou redução na taxa de analfabetismo entre idosos, de 50,2%, em 2012, para 36,4%, em 2022. Além disso, o número de idosos com Ensino Superior saltou de 15,7 mil para 52,5 mil no mesmo período, segundo o IBGE.

Na saúde, houve ampliação da cobertura vacinal na Campanha Nacional contra Influenza, 76,9% do público-alvo de idosos foi alcançado no ano de 2022. Ademais, o estado conta com uma rede de apoio exclusivo à saúde da pessoa idosa, são seis equipamentos públicos localizados em São Luís, Imperatriz, Viana e Timon. 

O boletim também apresenta a participação dos idosos maranhenses no mercado de trabalho, que representam 5,6% do estoque de empregos formais em 2021— um crescimento de 1,8 p.p. em relação a 2012. 
Destaca-se ainda a presença do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, nos 217 municípios maranhenses, e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, presente em 117 municípios do estado. 

Sobre o boletim
O Boletim Social do Maranhão tem por objetivo fornecer indicadores atualizados sobre temas da realidade social do Maranhão, com a finalidade de subsidiar a elaboração, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas do estado. Os boletins são temáticos e cada edição disponibiliza informações acerca do cenário maranhense, com recortes municipais e regionais, contextualizando-as com o país e os demais estados. 

No boletim podem ser conferidos o perfil dos idosos e seu panorama na educação, saúde, mercado de trabalho, suas fragilidades e vulnerabilidades sociais, bem como a rede de serviços públicos disponíveis para o atendimento ao idoso. 
A publicação completa está disponível no site do Instituto (www.imesc.ma.gov.br)