O Maranhão foi o segundo estado do Nordeste com maior valor exportado no 1º semestre de 2023

Publicado em 15/09/2023
Informações sobre a balança comercial maranhense estão presentes no Boletim do Comércio Exterior, lançado pelo Imesc.

As exportações maranhenses totalizaram US$ 2,7 bilhões de janeiro a junho de 2023, estabelecendo o estado como o segundo maior exportador da região Nordeste, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Esse e outros dados sobre a balança comercial maranhense podem ser encontrados no Boletim do Comércio Exterior Maranhense, lançado nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

O Boletim destaca que a alumina é o produto maranhense com a maior participação nas exportações do país, representando cerca de 36,3% em valor e 35,7% em quantidade. Entre os sete estados que exportaram alumina no primeiro semestre de 2023, o Maranhão ficou em segundo lugar em termos de valor. Em relação à exportação de alumínio, o estado ocupou a terceira posição.

Balsas foi o município maranhense responsável pelo maior valor exportado, com US$ 915,1 milhões, sendo a soja o principal produto vendido para o exterior. Já São Luís foi o segundo município com maior valor exportado, com US$ 735,9 milhões de vendas para o exterior e o principal produto foi a alumina.

A China foi o principal destino das exportações maranhenses, com participação de 36,5% no valor total exportado, seguida pelo Canadá (16,8%), pelos Estados Unidos (9,2%), pela Espanha (5,6%) e pela Coreia do Sul (3,4%).

Importações

As importações maranhenses somaram US$ 2,4 bilhões, nos meses de janeiro a junho de 2023. São Luís destacou-se por concentrar 95,2% do total importado pelo estado. Os principais produtos comprados do exterior foram combustíveis (US$ 1,5 bilhão) e fertilizantes (US$ 453,2 milhões).

Ademais, o boletim destaca a origem das importações, com os Estados Unidos representando 32,9% do valor total importado pelo Maranhão no acumulado até junho, seguido pela Holanda (11,0%), Rússia (10,5%), Emirados Árabes Unidos (9,8%) e Bélgica (3,9%).

Sobre o Boletim

O Boletim do Comércio Exterior, uma publicação semestral do IMESC, oferece uma análise das compras e vendas de bens do exterior, com informações sobre tipos de produtos, municípios, origens e destinos, com base nos dados fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Na publicação podem ser conferidas informações sobre os principais produtos exportados por setor de atividade econômica, destaques das exportações maranhenses, principais parceiros comerciais, entre outras informações. Acesse www.imesc.ma.gov.br.