Imesc lança Nota Técnica “Gerenciamento de Desastres Naturais no Estado do Maranhão”

Publicado em 13/09/2023

Com o objetivo de subsidiar as ações e estratégias governamentais para a redução de risco em decorrência de desastres naturais, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), elaborou a Nota Técnica “Gerenciamento de Desastres Naturais no Estado do Maranhão: janeiro a julho/2023”.

Lançado, nesta quarta-feira (13), no site do Instituto (www.imesc.ma.gov.br), o estudo apresenta um mapeamento dos municípios que decretaram situação de emergência no período de janeiro a julho de 2023. A nota mostra que nos primeiros seis meses do ano, 82 municípios decretaram situação de emergência em decorrência de chuvas intensas e inundações. Levando em consideração o cenário enfrentado pelos municípios, o governo estadual promoveu uma série de ações relacionadas a mitigação, resposta e recuperação das áreas afetadas e população atingida pelas precipitações.

Ações de enfrentamento
Para promover medidas de prevenção e de reparação de danos causados pela ocorrência das chuvas intensas, o Governo do Estado criou o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV). O Comitê é composto por quatorze instituições, que atuam em conjunto na elaboração e execução de planos emergenciais.

As ações de enfrentamento contemplam a distribuição de mantimentos, atenção à saúde das famílias afetas pelas enchentes, distribuição de medicamentos, limpeza de riachos e desobstrução de galerias, além de ações para recuperação de rodovias, pontes, serviços de conservação e manutenção em diversos municípios.

A lista detalhada de municípios monitorados e ações desenvolvidas pode ser conferida na publicação disponível no site www.imesc.ma.gov.br