Maranhão criou 2.586 empregos formais no mês de julho

Publicado em 06/09/2023

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, na última quarta-feira (06), a publicação Mercado de Trabalho Maranhense. O material mostra que o Maranhão criou 2.586 empregos formais no mês de julho de 2023, marcando o sétimo mês consecutivo de crescimento no mercado de trabalho. O número total de maranhenses com empregos formais ativos atingiu a marca de 595.714, levando em consideração o acumulado do ano. 

De acordo com os dados do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), todos os setores apresentaram abertura de vagas em julho de 2023: Serviços (+804 vínculos), Construção (+608 vínculos), Comércio (+500 vínculos), Indústria (+456 vínculos) e Agropecuária (+218 vínculos).

O bom resultado do setor de Serviços foi impulsionado pela “Atividade de Apoio à Gestão de Saúde” e pelo “Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação”. No setor de Construção, o resultado deve-se à “Construção de Rodovias e Ferrovias” (+278 vínculos), à “Construção de Estações e Redes de Distribuição de Energia Elétrica” (+190 vínculos) e à “Construção de Edifícios” (+149 vínculos). No Comércio, o desempenho favorável está relacionado ao “Comércio Atacadista de Mercadorias em Geral, com Predominância de Produtos Alimentícios”, que registrou 110 vínculos.

Os municípios maranhenses com os maiores saldos de empregos formais foram: São Luís (+687 vínculos), Santo Antônio dos Lopes (+295 vínculos), Aldeias Altas (+217 vínculos), Paço do Lumiar (+213 vínculos) e Imperatriz (+206 vínculos).

A Nota de Mercado de Trabalho Maranhense também apresenta as ocupações com maiores e menores saldos de empregos e o salário médio de admissões. A publicação completa está disponível no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).