Marcado com muita alegria, música e entregas, a Secretaria de Estado da Juventude (SEEJUV) realizou na sexta-feira, 25, o 2º Festival da Juventude na Praça da Fé, no Centro Histórico de São Luís. O evento reuniu artistas maranhenses como o Grupo de Artes Cênicas Taí Dançando, Grupo Raiz Tribal, Grupo de Samba Feijoada Completa, Banda Afrôs e Banda Mix In Brasil.
O festival celebrou o final de um mês repleto de atividades voltadas para as juventudes, como o início das inscrições do Programa Cartão Transporte Universitário, encontro de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude, realização do Juventude Itinerante nas comunidades, o Juventude em movimento e a Caravana Participativa para a construção do Plano Juventude Negra Viva. Em agosto, a SEEJUV ainda celebrou a assinatura do Termo de Parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), com o levantamento de dados para a construção do Índice da Juventude, além da utilização de um aplicativo de monitoramento de indicadores dos municípios maranhenses ( Imesc Amplo).
O Imesc Amplo é um aplicativo de monitoramento de indicadores dos municípios maranhenses. Ele permite a construção de bases de dados de acordo com as necessidades dos gestores das secretarias e órgãos do Estado. A plataforma oportuniza a produção de informações que auxiliam na tomada de decisões estratégicas e, também, no planejamento de ações. A ferramenta atua a partir de pesquisas georreferenciadas com possibilidade de coleta de dados, por meio de formulários off-line.
O Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Dionatan Silva Carvalho, enfatizou a contribuição do instituto no que diz respeito a políticas públicas voltadas para as juventudes.
"Nós queremos contribuir com essa discussão de políticas públicas voltadas para a juventude, contribuir com essa agenda monitorando como a juventude do estado do Maranhão está se beneficiando desses projetos que estão sendo desenvolvidos e estão presentes no plano de governo. Não tenho dúvidas de que o Maranhão vai avançar vários degraus na escala de desenvolvimento humano com a inclusão da juventude, conforme a perspectiva do governador Carlos Brandão", ressaltou Dionatan Carvalho.
A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, avaliou o mês da juventude como fundamental para debater temas importantes para os jovens maranhenses. “Executar e debater políticas de juventudes é crucial no momento em que vivemos. Realizamos, ao longo do mês, muitas atividades voltadas aos jovens, como o início às inscrições o Programa Cartão Transporte Universitário, Juventude Itinerante nas comunidades, o Juventude em movimento, trazendo saúde para os jovens através da dança dentro de bairros periféricos; o Encontro de Gestores e Gestoras Municipais e Juventude, trazendo qualificação para a gestão de juventude, e a Caravana do Juventude Negra Viva trazida pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude”, frisou a secretária, que completou.
“Terminamos essa culminância com o festival da juventude, assinando uma parceria muito importante com o IMESC, que trará dados concretos sobre as juventudes maranhense. O sentimento é de dever cumprido”, disse Tatiana Pereira.