IMESC divulga nota do Comércio Varejista, com dados referentes a junho de 2023

Publicado em 22/08/2023

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta terça-feira (22), a Nota do Comércio Varejista. A publicação bimestral destaca que o comércio varejista estadual obteve expansão de 0,8%, entre maio e junho de 2023, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa média de crescimento é superior à média nacional, que se manteve constante em junho.

O varejo do estado obteve alta de 10,1% no primeiro semestre de 2023. Ademais, o comércio varejista ampliado, que inclui os setores de "Veículos, Motos, Partes e Peças", "Materiais de Construção" e "Atacado especializado em Alimentos, Bebidas e Fumo", registrou um avanço de 7,6% em junho frente a maio de 2023, o que representa o maior crescimento mensal entre os 27 estados da Federação brasileira.

Em junho, o São João do Maranhão colaborou com o crescimento do volume de vendas do comércio varejista no estado, o que contribuiu para desempenho de atividades como “bebidas e fumo”, “tecidos, calçados e vestuário”, “produtos alimentícios”, “supermercados”, “hipermercados” e “vestuários” durante o período. “A trajetória positiva do comércio varejista maranhense no primeiro semestre do ano indica crescimento do setor. Adicionalmente, verificam-se expectativas otimistas para a atividade econômica com o arrefecimento da inflação e a queda da taxa básica de juros”, destacou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Para mais informações, acesse a publicação completa no site www.imesc.ma.gov.br