Imesc participa de agenda com Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Piauí e Feira Nacional da Agricultura Irrigada

Publicado em 18/08/2023
Representantes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) participaram de uma intensa agenda nas cidades de Teresina (PI) e Petrolina (PE). Na última semana, o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, acompanhado pelo diretor de Estudos e Pesquisas, Rafael Thalysson, pelo chefe do Departamento de Estudos Regionais e Setoriais, Raphael Bruno Bezerra, e pelo técnico do Departamento de Contas Regionais e Finanças Públicas, Haniel Ericeira, participaram de uma reunião com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Piauí (CEPRO).

Durante o encontro, foram compartilhadas informações sobre as atividades realizadas pelas instituições, além de diálogos sobre possíveis parcerias.

Em Petrolina (PE), a equipe técnica prestigiou a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e acompanhou do Seminário de Tecnologia e Inovação na Fruticultura. "A agenda na região teve como objetivo principal promover o intercâmbio de conhecimentos e explorar as mais recentes inovações no âmbito da fruticultura e agricultura irrigada na região", explicou o presidente do Instituto, Dionatan Carvalho.

Durante o seminário, foram abordados tópicos como o uso de drones, visão computacional, inteligência artificial baseada em infravermelho próximo, sensoriamento remoto para irrigação, telemetria para pulverização e armadilhas digitais.

Além disso, foi realizada uma visita técnica à Embrapa Semiárido. A exposição foi realizada pela Chefe Geral da instituição, Maria Auxiliadora, que discorreu acerca das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para a produção de frutas no semiárido. As tecnologias apresentadas incluem sistemas de irrigação, sistemas de manejo de solos, sistemas de controle de pragas e doenças, e sistemas de pós-colheita.

Efetuou-se também uma reunião com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), capitaneada pelo empresário Guilherme Coelho. Na ocasião, foram discutidos aspectos da trajetória histórica do desenvolvimento da fruticultura em Petrolina.

A agenda incluiu também uma reunião ao assentamento São José do Vale - que comporta 36 famílias e ao acampamento Velho Chico, que comporta 46 famílias -, à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), visita técnica à agroindústria GranValle, ao Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC) e à Vale Export. Na oportunidade, a equipe técnica sanou dúvidas relacionadas ao desenvolvimento da produção de frutas na região, ao processo de certificação para a exportação de frutas, e a outros temas relevantes.