Nota do Comércio Varejista repercute crescimento no setor nos primeiros meses do ano

Publicado em 04/07/2023

O comércio varejista estadual obteve expansão de 0,5% em relação ao mês de março e marcou o terceiro resultado positivo no ano de 2023. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril, o varejo maranhense acumulou uma alta de 9,0% no quadrimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A Nota do Comércio Varejista, referente a abril de 2023, lançada nesta terça-feira (04), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos Cartográficos (IMESC) apresenta dados sobre a confiança do comércio, confiança do consumidor, endividamento e inadimplência das famílias, abertura de empresas, demanda por crédito etc.

O comércio varejista ampliado, que inclui os setores de "Veículos, Motos, Partes e Peças", "Materiais de Construção" e "Atacado especializado em Alimentos, Bebidas e Fumo", registrou um crescimento de 3,5% em abril frente a março. Com esse desempenho o varejo ampliado maranhense apresentou um aumento de 7,5% no acumulado do ano.

Os resultados positivos do comércio varejista no início do ano reforçam o impacto do aumento da renda no Maranhão. Segundo os dados do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em abril, o salário médio de admissão registrado no Maranhão foi de R$ 2.483,62. Além disso, a massa de rendimento real no estado cresceu 23,9% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNADC/IBGE).

O comércio também se destacou na geração de empregos, conforme o Novo CAGED, o setor criou 1.969 empregos formais de janeiro a abril de 2023 e apresentou o segundo maior saldo de empregos no período, ficou atrás apenas do setor de serviços, que registrou um saldo de 4.313 vínculos formais.

A trajetória positiva do comércio varejista maranhense nos quatro primeiros meses do ano indica crescimento do setor. Adicionalmente, as expectativas de movimentação econômica no estado durante as datas comemorativas do terceiro trimestre e fatores como a desaceleração da inflação sinalizam cenário otimista para a atividade econômica.

Confira mais detalhes da publicação no site www.imesc.ma.gov.br