Imesc lança ferramenta de espacialização de Comunidades Tradicionais no Maranhão

Publicado em 23/01/2024
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), organizou e sistematizou um banco de dados georreferenciado, com base no Cadastro Estadual de Comunidades Tradicionais (CECT). 

O Maranhão reúne comunidades e povos culturalmente específicos, como sertanejos, pescadores artesanais, quebradeiras de coco babaçu, indígenas, quilombolas, entre outros. A ferramenta possui informações detalhadas sobre as localidades autodeclaradas no grupo de povos e comunidades tradicionais. Nela, é possível selecionar os municípios do Maranhão e verificar o perfil dessas populações, os dados cartográficos, como a malha municipal territorial da região, além dos povoados.

A metodologia da plataforma está publicada na Nota Técnica “Espacialização de Comunidades Tradicionais no Estado do Maranhão”, e discute os termos e conceitos utilizados, como comunidades tradicionais, povos indígenas e quilombolas. O objetivo deste trabalho é de contribuir para as políticas de governança territorial do Estado.

A partir dos dados fornecidos pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o trabalho conseguiu localizar e espacializar 622 comunidades tradicionais.

A Plataforma de Comunidades Tradicionais pode ser acessada no site www.imesc.ma.gov.br