Biblioteca Ignácio Rangel

Centro de Documentação e Pesquisas do Imesc

» Sobre Ignácio Rangel

Ignácio de Mourão Rangel é o patrono da biblioteca que integra o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Ignácio Rangel nasceu em 20 de fevereiro de 1914, em Mirador, no Maranhão e faleceu em 04 março de 1994, no Rio de Janeiro.

Nos anos 30 fez breves incursões nas faculdades de Medicina, no Rio de Janeiro e Agronomia, na capital do Maranhão. Cursou Direito na Faculdade de São Luís, concluído no Rio de Janeiro. De forma autodidata, estuda, com rigor, História e Economia. Participa em Santiago, Chile, dos primeiros cursos de formação de técnico em desenvolvimento econômico, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL. Desde meados dos anos 60 ministrou cursos em várias faculdades e Universidades do país.

Atuou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – BNDE, hoje BNDES, na Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL, no Instituto Superior de Estudos Brasileiros – ISEB, no Instituto Brasileiro de Economia, Sociologia e Política – IBESP, nas Assessorias de Vargas e Goulart, no Plano de Metas de Juscelino, no Clube dos Economistas, no Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro, no Instituto de Economistas do Rio de Janeiro – IERJ e por último na Academia Maranhense de Letras.

Foi colaborador regular do jornal Folha de São Paulo, dentre outros.

Entre suas principais publicações estão: A Dualidade Básica da Economia Brasileira (ISEB, 1957); El Desarollo Economico en Brasil (CEPAL, 1954); Introdução ao Estudo de Desenvolvimento Econômico Brasileiro (Livraria Progresso de Salvador – BA, 1957); Desenvolvimento e Projeto (BNDE, 1957); Elementos de Economia do projetamento (UFBA, 1959); Visão do Desenvolvimento e da Economia Brasileira: Programa e Política – O Programa de Metas Econômicas do Governo (BNDE, 1959); Recursos Ociosos na Economia Nacional (ISEB, 1960); Apontamento para o Segundo Plano de Metas (CONDEPE, 1961); A Questão Agrária Brasileira (Conselho de Desenvolvimento da Presidência da República, 1961); A Inflação Brasileira (Tempo Brasileiro, 1963); Recursos Ociosos e Política Econômica (HICITEC, 1979); Ciclo, Tecnologia e Crescimento (Civilização, 1982); Economia: Milagre e Anti-Milagre (Zahar, 1985); Economia Brasileira Contemporânea (Editora Bienal, 1987).

Possui trabalhos publicados em periódicos como Digesto Econômico, Cadernos do Nosso Tempo, Desenvolvimento e Conjuntura, Revista do BNDE, Revista da Civilização Brasileira, Estudos CEBRAP, Revista Agrária, Ensaios FEE e Revista de Economia Política, e contribuição em coletâneas organizadas pelo ISEB, a UFMG, a Editora dos Encontros com a Civilização Brasileira e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Recentemente, a Editora Contraponto publicou Obras Reunidas de Ignácio Rangel em dois volumes, coligindo boa parte da sua produção intelectual, cuja proficuidade de trabalhos esparsos e ainda inéditos já demanda um terceiro volume.