Técnicos do IMESC participam do lançamento teste do Censo Demográfico de 2022

Publicado em 12/11/2021
O primeiro teste nacional para o Censo Demográfico 2022 foi iniciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quinta-feira (4), em Bacabal-MA. O evento contou com a participação de técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). 

“O objetivo do evento foi tratar de temas como a importância do censo demográfico, teste do censo demográfico 2022, a escolha da localização para o teste, inovações tecnológicas e etapas de trabalho”, destacou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Com a participação do IMESC, os técnicos obtiveram conhecimento sobre o Teste do Censo Demográfico 2022 e suas etapas de trabalho, além de acompanhar junto aos técnicos do IBGE, em pesquisa de campo, o levantamento de informações no entorno dos setores censitários. Servindo também para aprender a metodologia de aplicação do Teste do Censo Demográfico 2022, bem como o entendimento das próximas etapas.

As inovações técnicas que serão testadas nessa nova edição do censo incluem o uso de dispositivos móveis para transmissão de informações via 3G e 4G, criptografia de dados, uso de armazenamento em nuvem e uso de bancos de dados de alto desempenho.