IMESC


title

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quarta-feira (11), a publicação Nota de Mercado de Trabalho Maranhense. De acordo com os dados mais recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o Maranhão encerrou o mês de abril de 2025 com saldo positivo de 3.582 empregos formais gerados, resultado de 22.816 admissões e 19.234 desligamentos.

Com esse desempenho, o estado registrou o quarto maior saldo de empregos formais entre os estados do Nordeste. Os destaques foram os setores de Serviços (+1.724 vínculos), Comércio (+1.046), Construção (+817) e Indústria (+249). Entretanto, o setor de Agropecuária apresentou uma redução de 254 vínculos formais.

O setor de Serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo de empregos, com destaque para as atividades de “Regulação das Atividades de Saúde, Educação, Serviços Culturais e Outros Serviços Sociais”, que registraram mais de 272 vínculos, seguidas por “Serviços Combinados de Escritório” (+263) e “Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais” (+209).

No setor do Comércio, as principais atividades responsáveis pelo crescimento foram os “Supermercados” (+184 vínculos) e o “Comércio Varejista de Combustíveis para Veículos Automotores” (+107).

Além disso, no setor da Construção, o destaque foi para a atividade de “Construção de Edifícios”, que gerou 250 novos vínculos formais. Com o saldo positivo registrado em abril, o número total de maranhenses com vínculo formal de trabalho alcançou 666.909.

A Nota de Mercado de Trabalho Maranhense, disponível no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br), também apresenta informações sobre ocupações com maiores e menores saldos de empregos, o perfil dos empregos formais gerados e as evoluções mensais do saldo de empregos.

Skip to content