IMESC


title

Estado chega ao quinto mês consecutivo de crescimento na geração de vagas de emprego

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) publicou, nesta sexta-feira (11), a Nota Mensal do Mercado de Trabalho, que apresentou saldo positivo de 3.560 empregos formais no Maranhão, resultado de 24.074 admissões e 20.514 desligamentos, de acordo com os dados mais recentes do Novo Caged. Esse desempenho marca o quinto mês consecutivo de crescimento na geração de vagas de trabalho.

O setor Serviços gerou novos 1.312 postos de trabalho, com destaque para atividades relacionadas à Regulação das Atividades de Saúde, Educação, Serviços Culturais e Outros Serviços Sociais (+242 vínculos); Limpeza em Prédios e em Domicílios (+220 vínculos); e Atividades de Apoio à Gestão de Saúde (+121 vínculos).

No mesmo período, três setores também se destacaram com saldos positivos na criação de empregos formais: Construção, com 929 novos vínculos; Comércio, com 828 novos vínculos; e Indústria, com 577 novos vínculos. Em contrapartida, a Agropecuária registrou uma queda de 86 postos de trabalho com carteira assinada.

No setor Construção, o crescimento do emprego foi impulsionado principalmente pelas atividades de Construção de Rodovias e Ferrovias (+411 vínculos), Construção de Estações e Redes de Distribuição de Energia Elétrica (+193 vínculos) e Obras de Montagem Industrial (+183 vínculos). No setor Comércio, o destaque ficou por conta dos supermercados, que geraram 248 novos postos de trabalho.

Com o saldo positivo registrado em maio, o número de maranhenses com vínculo formal de trabalho alcançou o total de 670.476.

Acesse o material completo aqui.

Skip to content