title

O Governo do Estado do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), convidam toda a sociedade maranhense e interessados para participarem das Audiências Públicas do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA), etapa Bioma Cerrado e Sistema Costeiro. As audiências acontecem entre os dias 19 e 26 de outubro nos municípios de Pedreiras, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha, Barreirinhas, Colinas, Balsas, Estreito, Barra do Corda e São Luís.
“A sociedade já tem, com mais de um mês de antecedência, acesso a todas as peças técnicas do Zoneamento Ecológico-Econômico. Portanto, as audiências permitirão que toda a sociedade possa interagir com a equipe técnica de elaboração do ZEE, apresentando informações que servirão para o planejamento do território ao longo da década de 2020”, pontua o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.
Os dez municípios receberão uma equipe técnica do ZEE-MA, que levará a conhecimento da sociedade maranhense os mapas, relatórios e diagnósticos elaborados durante 12 meses de pesquisas no território maranhense. Já, em novembro, será entregue a Minuta do Projeto de Lei do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro.
O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento para planejar e ordenar o território brasileiro, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais e sua construção é coordenada pelo IMESC, autarquia vinculada à SEPE. Também conta com a colaboração técnico-científica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), coexecutora dos trabalhos, bem como da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), da Embrapa Amazônia Oriental e do Serviço Geológico Brasileiro, além de órgãos e entidades do Governo do Maranhão.
