Imesc e Aged assinam convênio para construção e sistematização de banco de dados da Defesa Agropecuária do Maranhão

Publicado em 14/12/2018
Foi assinado, nesta quinta-feira (13), o termo de cooperação técnica entre o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA).
 
O convênio visa ao fornecimento de informações para construção e sistematização de banco de dados referentes à Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão, a serem disponibilizadas na rede de informações e pesquisas do IMESC.
 
Entre os dados, estão registros técnico-administrativos das ações desenvolvidas pela Aged-MA, constante no sistema de informação agropecuária (SIAPEC) e outros relatórios referente às atividades de defesa agropecuária.
 
Além da base de dados, está prevista, também, a construção de mapas temáticos, coropléticos, de fluxo e/ou de densidades no âmbito estadual e municipal e a garantia à população do amplo acesso às informações referente aos serviços públicos ofertados pela Aged-MA.
 
O presidente do Imesc, Felipe de Holanda, fala da importância do convênio para o Estado. “Esse convênio é fundamental porque ele vai na direção da integração de bases de informação existentes no Maranhão, ao serviço do planejamento territorial. Com bases nestas informações, a Aged-MA poderá programar melhor suas ações, ao mesmo tempo que estes dados são registros administrativos de enorme valor do ponto de vista informacional, que podem ser utilizados para se pensar as políticas de desenvolvimento”, aponta o presidente.
 
Este termo representa um grande passo para o fortalecimento da defesa agropecuária no Estado, além de fomentar cada vez mais as ações de parcerias entre os órgãos do poder executivo, em prol do desenvolvimento do Maranhão.
 
O Presidente da Aged, Sebastião Anchieta, destacou que "esse termo de cooperação técnica com o Imesc é fundamental para o desenvolvimento do Estado, pois a criação do banco de dados possibilitará a melhoria da nossa atuação e o fortalecimento das ações de Defesa agropecuária em todo o Maranhão de acordo com a necessidade de cada região".