Ceuma recebe Diálogos Metropolitanos do PDDI da Grande São Luís

Publicado em 22/11/2018
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), e em parceria com a Agência Estadual Metropolitana (Agem) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc), realiza, na próxima quinta-feira (29), o Encontro para os Diálogos Metropolitanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), na Universidade Ceuma.

A Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), regida pela Lei Complementar Estadual nº 174/2015, abrange 13 municípios: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís. Com uma população de 1.590.138 habitantes, essa região ainda não possui instrumentos norteadores para o planejamento metropolitano integrado destes municípios.

Esse é o objetivo do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que visa construir um processo de planejamento metropolitano na RMGSL, envolvendo os municípios que a compõem, os órgãos de gestão municipal, estadual e federal, contando com o apoio da sociedade civil organizada em seus movimentos sociais, associações empresariais e populares.

O encontro para os Diálogos Metropolitanos tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica das discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI-RMGSL). Serão ao total seis encontros com a comunidade acadêmica, em visitas a universidades públicas e privadas da Grande Ilha. Nesta edição, que será realizado no Auditório Expedito Bacelar - Campus Renascença, serão discutidos os eixos: mobilidade, institucional e territorial.

Como resultado, espera-se receber contribuições para o Diagnóstico territorial e sociodemográfico da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), bem como ampliação da sociedade civil na construção do PDDI da RMGSL.

No Ceuma Renascença, o encontro será realizado às 19h, no Auditório Expedito Bacelar.