Boletim de Conjuntura avalia cenário econômico maranhense no terceiro trimestre de 2018

Publicado em 01/11/2018
O Governo do Maranhão lançou nesta quinta-feira (1º), o Boletim de Conjuntura Econômica do Maranhão, referente ao terceiro trimestre de 2018.  O relatório, que analisa a conjuntura econômica do Estado a cada três meses, é produzido pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). A Versão Completa do Boletim de Conjuntura pode ser acessada no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/18/254
 
O Boletim de Conjuntura Econômica tem por objetivo subsidiar gestores públicos, universidades, tomadores de decisão, potenciais investidores e interessados em geral, com informações sobre a dinâmica da atual economia maranhense. 
 
Nesta edição, o Boletim toma como base o panorama das Economias Internacional, Nacional e, sobretudo, a Maranhense. Entre as dinâmicas econômicas avaliadas, o documento analisa indicadores de Nível de Atividades, tais como o PIB, a Balança Comercial; o Mercado de Trabalho e as Finanças Públicas. 
 
Na parte final do documento, são apresentados os indicadores disponíveis acerca da Economia Maranhense: O Nível de Atividade Econômica do Estado é analisado por meio de indicadores da Produção Agrícola, Financiamento Imobiliário, Comércio, Endividamento e Inadimplência, Serviços, Investimentos e Produto Interno Bruto Maranhense. 
 
Com uma ampla base de informações, o Boletim de Conjuntura Econômica do Maranhão destina-se aos gestores e técnicos governamentais das mais diversas áreas, aos empresários, trabalhadores e potenciais investidores, aos acadêmicos e pesquisadores, assim como ao público interessado em geral.
 
Cenário Maranhense
 
Apesar da revisão para baixo na produção estadual de grãos, a expectativa é que o resultado de 2018 supere o do ano anterior, sendo estimada em 4.472 mil toneladas, crescimento de 1,0% em comparação com a safra de 2017. 
Em relação ao comércio, dados do IBGE mostram que o Volume de Vendas do varejo maranhense apresentou alta de 0,2% na variação mensal, mas caiu 1,6 ponto percentual em relação ao mês anterior no comparativo com ajuste sazonal.
 
Já em relação ao mercado de trabalho, o boletim mostra a retomada do emprego formal no Estado. De acordo com o estudo, o Maranhão já soma 9,2 mil contratações líquidas no acumulado de 2018, enquanto que a Taxa de Desocupação foi de 14,3% no segundo trimestre de 2018, marcando um recuo de 1,3 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.