Maranhão sediará encontro nacional de institutos de pesquisa; inscrições estão abertas

Publicado em 22/10/2018
Entre os dias 07 e 09 de novembro, o Maranhão sediará o XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). O evento contará com uma ampla programação, com debates acerca do tema “Novos Horizontes para as Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística do Brasil”.

O evento será realizado em diversos pontos de São Luís, a exemplo do Casarão Tech e no Palácio dos Leões, ambos no Centro Histórico da capital maranhense, além da sede do IMESC, localizada no bairro do Renascença.

Com a presença de mais de 100 participantes, dentre eles, pesquisadores e técnicos das instituições de pesquisa e estatística de todo o Brasil, o encontro terá atividades expositivas de troca de experiências, através de mesas redondas, apresentação de trabalhos e oficinas.

Estudantes, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados podem participar do evento. As inscrições para a 23ª edição do Encontro da ANIPES já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento: http://encontro2018.anipes.org.br/.

Para Júlio Miragaya, presidente da ANIPES, a 23ª edição do encontro se destaca por “trazer à tona, em um momento de grande importância nacional, o debate de temas estratégicos para o desenvolvimento do país”.

Sobre a parceria entre IMESC e ANIPES para realização do encontro, o economista Felipe de Holanda (respectivamente, presidente e vice-presidente destes órgãos) ressalta que ocorrerá uma “intensa troca de informações e experiências na área do planejamento, da demografia, das contas regionais e das políticas de desenvolvimento de uma forma geral”.

ANIPES

A Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES) foi fundada em 1999, por iniciativa de órgãos estaduais, para discussão de temas no campo das atividades de produção e análise de informações, tendo como objetivo subsidiar o planejamento governamental e permitir o acompanhamento da conjuntura social e econômica no Brasil.

Atualmente, são 29 instituições filiadas, de todo o Brasil, reunindo instituições com diferentes naturezas organizacionais – fundações, autarquias e da administração direta e indireta – e âmbitos de governo – federal, estadual e municipal.

Por meio de encontros anuais, eventos regionais, cursos de capacitação de curta duração, Boletim de Estatísticas Públicas, projetos em rede entre outras iniciativas, as instituições filiadas têm a oportunidade de trocar experiências de pesquisas, compartilhar metodologias, capacitar suas equipes técnicas e desenvolver atividades em parceria técnica entre si e com o IBGE, Ipea, Ministérios, além de outras organizações no país e no exterior, com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento do Sistema Estatístico Nacional.