Conte pra Gente - Marlana Portilho Rodrigues

Publicado em 03/05/2018

Analisar as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar de geração de renda, é objetivo do projeto desenvolvido pela pesquisadora Marlana Portilho Rodrigues, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), que analisa a implementação do programa de aquisição de alimentos no Estado do Maranhão.

O interesse pelo tema surgiu após uma consultoria realizada pela pesquisadora com os produtores de mandioca em Alcântara, o qual teve oportunidade de expandi-lo com o projeto no Imesc.

“A partir desta pesquisa anterior, fiz uma transposição ao projeto realizado para o Imesc. Na pesquisa, identifiquei que os produtores estavam muito deficientes no acesso aos programas de políticas públicas de inclusão socioprodutiva. Logo vi a oportunidade de fazer um estudo mais amplo. Aí surgiu este projeto com o objetivo de analisar as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar no Maranhão”, analisou Marlana Portilho.

A pesquisa verifica como o programa se distribui entre os municípios, entre os anos de 2011 e 2016, tendo como objetivo final verificar como se caracteriza a demanda regional por esse programa, tendo em vista que o Maranhão possui municípios com baixos indicadores sociais e econômicos.

Marlana Portilho acrescenta, também, que o programa é uma fonte viável de mercado para os produtos da agricultura familiar, que, geralmente, são pequenos agricultores, de baixa produtividade e que não têm diversificação produtiva. “O programa é uma possibilidade desses agricultores conseguirem mercado para os seus produtos, com o objetivo de ter uma fonte de renda”, acrescentou.

Os dados dos projetos serão posteriormente disponibilizados pela FAPEMA e ficarão à disposição do governo e da sociedade civil.

Marlana Portilho Rodrigues é economista e Mestre em Desenvolvimento Socioeconômicos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pesquisadora do IMESC, professora da Universidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e da UFMA.