No acumulado de 12 meses, volume de vendas do comércio varejista restrito maranhense cresceu 6,6%, maior taxa desde novembro de 2015

Publicado em 16/04/2018

No acumulado de 12 meses, encerrado em fevereiro, o volume de vendas do varejo restrito maranhense apresentou crescimento de 6,6%, segundo dados da Nota de Comércio Varejista divulgada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), nesta segunda-feira (16). Esta é a maior taxa de expansão desde novembro de 2015 (+6,5%).

A análise completa da Nota encontra-se disponível no site do Imesc, pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/20/223.

Em fevereiro de 2018, o volume de vendas do varejo restrito maranhense teve redução de 0,8% na comparação com o mês de janeiro. Na comparação com fevereiro de 2017, o volume de vendas expandiu 9,6% - décima segunda taxa positiva.

Quanto ao varejo ampliado, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas apresentou crescimento de 9,1%, décima taxa consecutiva de crescimento. No acumulado de 12 meses, encerrados em fevereiro, o volume de vendas do varejo ampliado aumentou 9,3%, sétima taxa positiva.

Segundo a economista Marlana Portilho, apesar dos resultados positivos no comércio varejista maranhense na comparação com fevereiro de 2017 e no acumulado dos últimos 12 meses, a consolidação da retomada do setor dependerá sobretudo da melhoria das condições de consumo, como inflação e taxa de juros em patamares menores e restabelecimento do mercado formal de trabalho maranhense.

Comércio Varejista Nacional

Já no volume de vendas do comércio varejista restrito nacional, foi registrado um recuo de 0,2% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. Na comparação com fevereiro de 2017, o volume de vendas cresceu 1,3%; no acumulado do ano, expandiu 2,3% e, no acumulado dos últimos 12 meses, cresceu 2,8%, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tendo em vista, o desempenho fraco do comércio em fevereiro de 2018, manifestado pelo ritmo menos acentuado do volume de vendas quando comparado com fevereiro de 2017, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou a projeção de vendas para 2018, de +5,2% para +5,0%.

Nota de Comércio Varejista

A nota de Comércio Varejista é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica que é publicado trimestralmente, que analisa o comportamento do comércio varejista por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE e das pesquisas de Endividamento e Inadimplência e Intenção de Consumo das Famílias Ludovicenses, ambas realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA).