Estimativa agrícola de 2018 sugere novo recorde na produção de grãos no Maranhão

Publicado em 28/03/2018

Divulgada nesta quarta-feira (28), a primeira estimativa de produção agrícola de 2018, publicada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). A nota trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas do Estado, referentes à estimativa do primeiro bimestre de 2018. A análise completa encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. Acesse pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/30/221

Segundo a avaliação dos técnicos do Instituto, a produção graneleira está estimada em 5.141 mil toneladas em 2018, crescimento de 16,1% em comparação com a safra de 2017, de acordo com os dados referentes ao mês de fevereiro de 2018.

O economista do Imesc, Anderson Nunes, destaca os resultados da produção de grãos no Maranhão, que apresentou uma produção recorde em 2017, com 4.427 mil toneladas de grãos produzidas. “A produção graneleira maranhense vem se recuperando de forma surpreendente desde o ano passado. Devido ao reflexo positivo dessa safra agrícola, além do fato de que a taxa de câmbio continua favorável, na casa dos R$ 3,25, somado à recuperação, ainda que tímida, no preço das commodities agrícolas, estimulou significativamente os produtores maranhenses, em especial, os que cultivam soja”, completou Anderson.

A cultura da soja fechou o ano de 2017 com 2,3 milhões de toneladas, bem acima do que foi produzido na safra de 2016, que apresentou pouco mais de 1,2 milhões de toneladas. Os municípios que tiveram o maior destaque na produção desse grão foram Balsas, Tasso Fragoso e Sambaíba, cuja produção em 2017 encerrou em 505,2, 439,2 e 155,1 mil toneladas, respectivamente.

Para 2018, a estimativa é que se possa colher aproximadamente 2,8 milhões de toneladas de soja, 459,6 mil toneladas a mais que no ano passado. Os produtores do município de Balsas, maior produtor de soja do estado, estimam colher o equivalente a 605,6 mil toneladas.

Fruto do aumento de 39,6% na área plantada, cerca de 133,8 mil hectares, a produção de milho fechou o ano de 2017 em 1,6 milhões de toneladas, com o incremento de 948,2 mil toneladas. Em relação à estimativa para 2018, verifica-se uma redução na área plantada de 11,6%, fruto da substituição de algumas áreas de milho pela soja, tendo em vista que a soja apresenta maior rentabilidade aos produtores, especialmente por conta da venda, que é realizada em sua grande maioria no mercado internacional.

Nota de Agricultura Maranhense

A Nota de Agricultura Maranhense é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, uma publicação trimestral do Imesc. A Nota, deste modo, se propõe fazer uma discussão prévia dos resultados do LSPA, divulgado mensalmente pelo IBGE.

O LSPA trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, por intermédio das Comissões Municipais e/ou Regionais de Estatísticas Agropecuárias (COMEA’s e COREA’s) que, por sua vez, são consolidadas para o nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA).