Imesc divulga Nota de Mercado de Trabalho referente a fevereiro de 2018

Publicado em 26/03/2018

Divulgada nesta segunda-feira (26), a Nota Mensal de Mercado de Trabalho no Maranhão referente ao mês de fevereiro de 2018, elaborada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), mostra que o Maranhão registrou o fechamento de 841 vagas de emprego com carteira no primeiro bimestre de 2018. Marcando uma diminuição expressiva em relação ao saldo registrado no mesmo intervalo do ano passado (-2 mil). A versão completa da nota pode ser acessada no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/21/219.

Segundo dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), no primeiro bimestre de 2018, considerando a abertura por setores, houve a geração líquida de cerca de 1,5 mil postos de trabalho no setor de Serviços, com destaque para a atividade de Cobranças e Informações Cadastrais, que no período registrou 509 contratações.

Entretanto, mostrou-se mais contundente sobre o resultado do emprego formal no Estado a desmobilização de mão-de-obra na Construção Civil, com o fechamento de 1,3 mil vagas; e no Comércio, com a perda de 971 vagas, cujo comportamento segue a tendência nacional para o setor, de desmobilização de emprego formal.

O economista do Imesc, Geilson Pestana, explica que em relação ao setor Construção Civil, destaca-se que o resultado registrado segue a sazonalidade do período. “Ainda assim houve diminuição de aproximadamente 60% nas demissões líquidas. As atividades que contribuíram de modo mais significativo para o resultado do setor foram: Construção de Rodovias e Ferrovias (-659) e Construção de Edifícios (-586)”.

Em se tratando do setor Comércio, o segmento varejista teve seu resultado negativo influenciado principalmente pelo desempenho observado na atividade Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (-522).

O setor Agropecuário destacou-se na criação de emprego formal no primeiro bimestre de 2018, especialmente no município de Balsas, que registrou novas 604 vagas. Por outro lado, a Construção Civil é o setor com maiores saldos negativos nos municípios do Estado, com predominância em São Luís.

Brasil

O mercado de trabalho formal brasileiro registrou saldo positivo de 143,2 mil empregos no 1º bimestre de 2018, marcando uma diferença positiva de aproximadamente 139 mil vagas, na comparação interanual. Considerando a abertura setorial, os Serviços lideram as contratações líquidas, com abertura de 113,9 mil vagas, seguidos pela Indústria de Transformação, com 67,5 mil novas vagas. Outro destaque foi a Construção Civil, com 12,9 mil novas contratações, que registrou a retomada das admissões líquidas em relação ao verificado no primeiro bimestre de 2017, quando obteve queda de 11,7 mil vagas de emprego formal.

Nota do Mercado de Trabalho

A Nota Mensal de Conjuntura Econômica sobre o mercado de trabalho formal do Estado é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, elaborado pelo Imesc.

A nota se propõe a fazer uma discussão do resultado do comportamento do emprego formal maranhense, a partir de informações extraídas do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), tendo como referência a Região Nordeste e o Brasil.