A convite da Suzano, Imesc apresenta evolução dos trabalhos do ZEE-MA

Publicado em 22/03/2018
Em mais uma etapa de tratativas com organismos da sociedade civil e setor produtivo, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Coordenação Estadual do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-MA), receberam, nesta quarta-feira (21), representantes da Companhia Suzano Papel e Celulose. Na agenda de debates, a apresentação da evolução dos trabalhos para  execução do Zoneamento.
 
A visita técnica da Suzano teve como objetivo conhecer à fundo os trabalhos realizados pela equipe do ZEE, além de propor acordo de cooperação técnica para troca de informações, que ajudarão a qualificar os estudos. 
 
O presidente do Imesc, Felipe de Holanda, que atua como coordenador geral do ZEE-MA, destacou a importância da ampliação do debate sobre a execução do Zoneamento.
 
“Estamos abertos para apresentar o ZEE a todos os parceiros, não apenas empresariais, mas de organizações da sociedade civil, sindicatos de trabalhadores, organizações ambientalistas, consórcios intermunicipais,etc. Nesse encontro com a equipe da Suzano, avançamos para uma colaboração com fornecimento de dados e informações que ampliam o escopo da pesquisa de formulação do ZEE do Bioma Amazônico”.
 
Felipe de Holanda ressaltou, ainda, a importância do diálogo para a qualificação do debate sobre o tema. “Contamos hoje com apoio da Suzano para uma discussão qualificada sobre a abertura de novas fontes de financiamento para os investimentos em infraestrutura e políticas relacionadas à segurança climática”. 
Durante o encontro, os representantes da empresa convidaram as equipes do ZEE para visitas in loco, que ampliarão a inteligência territorial para execução do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado. 
 
O gerente de Relação e Gestão Legal da Suzano, Flávio Moura Fé Lima, destacou o interesse da empresa em contribuir com o ZEE-MA. “Para nós é uma grande satisfação ver a seriedade com que o Instituto está tratando esse estudo, com compromisso e agilidade. A Suzano espera contribuir com o ZEE-MA, apresentando ao Imesc os seus estudos que são oficiais, por já serem objeto de licenciamento ambiental acatados pelo órgão ambiental do Estado”.
 
Já o coordenador estadual do ZEE-MA, Luiz Jorge Dias, avalia que o encontro teve importância fundamental para o Zoneamento Ecológico Econômico, pois ainda não há uma base consolidada de dados sobre temas como climatologia e águas subterrâneas. “A Suzano tem atuação no setor Centro-Sul do Bioma Amazônico do Maranhão, com uma série de empreendimentos licenciados em desenvolvimento, licenciamentos que apresentam uma grande quantidade de informações técnicas do ponto de vista da natureza física, fauna e flora, além da questão socioeconômica e sociocultural”, explica Luiz Jorge.
Para o coordenador do ZEE, os dados fornecidos pela empresa são peças que podem fundamentar análises transdisciplinares para o exercício de elaboração de cenários do ZEE. “A importância principal do que foi discutido aqui é conseguirmos insumos de boa qualidade técnica que vão servir de referência consultiva para os trabalhos dos pesquisadores do Zoneamento”, finalizou Luiz Jorge Dias.
 
Mais diálogo
 
Na semana passada, o Imesc recebeu uma comitiva de representantes do Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL), além do deputado estadual Marco Aurélio, para apresentar dados sobre o planejamento de execução do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado.
Na reunião foram estabelecidas tratativas para a formulação de uma parceria de colaboração de dados do SINRURAL com o Imesc, como forma de otimizar a atuação do ZEE até 2019.
 
Sobre o ZEE
 
Instrumento de orientação para a formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioprodutivo e ambiental do Estado, a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico produzirá o ordenamento territorial do Maranhão, assim como servirá para as tomadas de decisões de investimento dos agentes públicos e privados.