Nota de viagem de campo para Alto Alegre do Maranhão, Cururupu e Apicum Açu, no período de 2 a 8 de março de 2018

Publicado em 19/03/2018

Durante o período de 2 a 8 de março, a equipe do departamento de cartografia e geoprocessamento do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), realizou trabalho de campo para estudo das atuais configurações de limites e divisas, em conjunto com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o gerente da Base Nacional do IBGE, José Henrique Silva e a chefe da Base Estadual do IBGE, Eli Marta Barroso.

Foram percorridos os limites dos municípios de Alto Alegre do Maranhão e Peritoró, visitando, aproximadamente, seis povoados na microrregião de Codó. No segundo momento as atividades se concentraram no arquipélago localizado entre a Baía de Lençóis e Baía de Jabaroca.

“O foco da visita técnica foi a realização do levantamento de aparelhos públicos nos povoados em litígios e o desenho dos seus avanços. É importante ressaltar a experiência desta visita, já que esta possui difícil acesso na região, feito somente por barcos percorrendo grandes distâncias em canais entre ilhas. Sendo assim, este esforço tem uma grande importância para entender o cotidiano dos habitantes dessas ilhas, enriquecendo o nosso processo de análise dentro do projeto de atualização de divisas e consolidação dos limites ” explica o diretor de estudos ambientais e cartográficos do Imesc, Josiel Ribeiro.