Saneamento básico e gestão de resíduos sólidos são temas da oficina de leitura comunitária do PDDI em Bacabeira

Publicado em 13/03/2018

Nesta terça-feira (13), o município de Bacabeira recebeu a Oficina de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e em parceria com a Agência Estadual Metropolitana (Agem) e o Instituto de Estudos Cartográficos Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc).

A elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís, que conta com 13 municípios mapeados, para nortear ações de curto, médio e longo prazo.

Em Bacabeira, a oficina contou com a participação de lideranças comunitárias, técnicos da Agem, Imesc, Secid e gestores municipais. Na ocasião, foram debatidos diversos indicadores encontrados no município, entrando em temas como mobilidade urbana, mercado de trabalho, resíduos sólidos, gestão pública e cultural, entre outros.

O chefe do departamento de estudos ambientais do Imesc, Ribamar Carvalho, falou da importância da oficina para o desenvolvimento da Região Metropolitana.

“A oficina de leitura comunitária é importante por trazer os dados já estudados para o Plano em todos os 13 municípios. Em Bacabeira, conseguimos retirar dúvidas que restavam no estudo, bem como recebemos sugestões e observações da população do município”, esclareceu.

A oficina contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Bacabeira, Mateus Linhares, que, na ocasião, representou a prefeita Fernanda Gonçalo. “Esperamos que através da oficina de leitura comunitária, melhorias aqui discutidas venham beneficiar a população de Bacabeira, que é uma população carente. Os principais pontos seriam o tratamento de água e esgoto e destino dos resíduos sólidos. Para assim, dar mais dignidade para a população de Bacabeira”, pontuou.

A partir do levantamento de dados e informações em pesquisas de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionários, observação direta intensiva e registro fotográfico, os técnicos organizaram as informações que foram discutidas e complementadas pela comunidade, construindo uma visão compartilhada dos problemas e potencialidades de cada município da Grande São Luís.

O Diagnóstico da Região metropolitana será elaborado de forma participativa, com o aporte da visão e das demandas dos gestores e de representantes da sociedade civil das treze municipalidades envolvidas, servindo também como base para a identificação das funções de uso comum, das macrodiretrizes e do macrozoneamento da Região Metropolitana da Grande São Luís.

As oficinas serão realizadas, ainda, em outros quatro municípios. São eles: Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.