Lideranças comunitárias e gestores municipais de Rosário discutem Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado nesta quinta (08)

Publicado em 08/03/2018

Com o objetivo de apresentar e debater com a sociedade civil e instituições a situação atual e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana da Grande Ilha, estão sendo realizadas as Oficinas de Leitura Comunitária do Plano de Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). Nesta quinta-feira (08), foi a vez do município de Rosário participar de mais uma rodada de discussões.

Realizada pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Agência Executiva Metropolitana (Agem), a Oficina de Leitura Comunitária do PDDI em Rosário contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, entre lideranças comunitárias, técnicos da Agem, Imesc, Secid e gestores municipais.

Para o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos do Imesc, Dionatan Carvalho, a oficina de leitura comunitária em Rosário ocorreu conforme o planejado, e foi bastante proveitosa. “Os representantes da sociedade e gestores municipais, apontaram as questões prioritárias do município, e se sentiram contemplados diante das apresentações que foram feitas, com os dados secundários e coletados em campo através das equipes técnicas que estão trabalhando diretamente no PDDI”, apontou.

Mais de 50 técnicos e pesquisadores estão mobilizados no levantamento de dados e informações em pesquisas de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionários, com observação direta intensiva e registro fotográfico, para organização das informações que serão discutidas e complementadas pela comunidade, construindo uma visão compartilhada dos problemas e potencialidades de cada município da Grande São Luís.

Yata Anderson Masullo, Assessor Especial da Secid, destacou os benefícios da oficina para o desenvolvimento da região metropolitana. “O Plano pensa não só em São Luís, mas em todos os 13 municípios da Região Metropolitana, de uma forma integrada e de como eles se relacionam. Portanto, é extremamente importante a participação da comunidade nesse momento, pois, por ser um estudo preliminar, a população ajuda a validar as informações que estão sendo desenvolvidas. Os moradores do município que podem dizer se estamos indo no caminho correto ou não, e o que está faltando acrescentar no diagnóstico que está sendo trabalhado”, completou.

O secretário de Educação de Rosário, Joaquim Sousa Neto, que participou da oficina, falou da importância dessa discussão junto à comunidade. “A oficina torna-se importante para toda a comunidade em decorrência dos dados estatísticos e levantamentos que nos foram apresentados. A partir disso podemos discutir o que achamos que está correto e o que pode ser modificado. Assim, é importante a participação de todos, para que nós possamos contribuir para o desenvolvimento do nosso município”, explicou o secretário.

PDDI da Região Metropolitana

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI - RMGSL), foi instituído pelo governador Flávio Dino por meio da Lei Complementar 174, de maio de 2015. A lei prevê que a execução das funções públicas de interesse comum aos municípios integrantes da Região ocorrerá a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. A Lei assegura aos representantes dos poderes públicos e da sociedade civil direito de participar da elaboração do PDDI.

As oficinas serão realizadas, ainda, em outros sete municípios até o dia 16 de março. São eles: Alcântara, Bacabeira, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís.