População de Presidente Juscelino discute Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado

Publicado em 07/03/2018

O município de Presidente Juscelino recebeu nesta quarta-feira (07) a Oficina de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

O território da Região Metropolitana da Grande São Luís abrange 13 municípios, e os estudos que serão realizados vão buscar delimitar vários temas de destaque, a exemplo dos indicadores de mobilidade urbana, da produção, do mercado de trabalho, dos resíduos sólidos e demais temas ambientais, dos temas de gestão pública e cultural.

Em Presidente Juscelino, aproximadamente 80 pessoas participaram da oficina, que faz parte do Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial do PDDI. A oficina tem como objetivo apresentar e discutir com a comunidade a Leitura Técnica realizada pelos pesquisadores e profissionais para entender a situação atual do município de Presidente Juscelino e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana.

O prefeito de Presidente Juscelino, José Magno dos Santos Teixeira, que participou da oficina, falou da importância dessa discussão junto à comunidade. “Antes só víamos o crescimento e desenvolvimento da capital São Luís. Agora nós também fazemos parte da Região Metropolitana. O governador Flávio Dino está de parabéns por ter tomado essa iniciativa de trazer o desenvolvimento para a nossa região”, enfatizou. “É a população que conhece as dificuldades e o que precisa ser melhorado em nossa região”, apontou o prefeito.

O Diagnóstico da Região metropolitana será elaborado de forma participativa, com o aporte da visão e das demandas dos gestores e de representantes da sociedade civil das treze municipalidades envolvidas, servindo também como base para a identificação das funções de uso comum, das macrodiretrizes e do macrozoneamento da Região Metropolitana da Grande São Luís.

Talita Nascimento, chefe do Departamento de Estudos Regionais e Setoriais do Imesc, falou da experiência positiva da oficina de leitura comunitária no município de Presidente Juscelino. “Queremos destacar a presença do prefeito, que esteve presente do início ao fim da apresentação, e também a presença do corpo técnico e da sociedade civil. A importância de estarmos aqui no município - além de mostrar aos moradores dados sobre a realidade social, econômica, mobilidade e do território - é coletar informações mais precisas, atuais e qualitativas sobre os dados secundários que nós coletamos nas fontes oficiais”.

PDDI da Região Metropolitana

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI - RMGSL), foi instituído pelo governador Flávio Dino por meio da Lei Complementar 174, de maio de 2015. A lei prevê que a execução das funções públicas de interesse comum aos municípios integrantes da Região ocorrerá a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. A Lei assegura aos representantes dos poderes públicos e da sociedade civil direito de participar da elaboração do PDDI.

As oficinas serão realizadas, ainda, em outros nove municípios até o dia 16 de março. São eles: Alcântara, Bacabeira, Icatu, Paço do Lumiar, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís.