Imesc divulga Nota de Mercado de Trabalho referente a janeiro de 2018

Publicado em 06/03/2018
Divulgada nesta segunda-feira (5), a Nota Mensal de Mercado de Trabalho no Maranhão referente ao mês de janeiro de 2018, elaborada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), mostra que o Maranhão registrou o fechamento de 586 vagas de emprego com carteira em janeiro de 2018. Contudo, considerando a sazonalidade do período, esse é o melhor resultado para o mês desde 2010. A versão completa da nota pode ser acessada no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/21/217.
 
Segundo dados do CAGED, relativos ao emprego formal no Maranhão, considerando a abertura por setores, o setor Serviços foi o que obteve maior abertura de postos de trabalho, com 802 novas vagas. Já os setores de Construção Civil (-744) e Comércio (-555) registraram as maiores desmobilizações de emprego com carteira no estado.
 
O município de Balsas registrou o maior saldo positivo de empregos formais em janeiro de 2018, resultado proveniente das atividades ligadas aos setores do Comércio (+129) e Serviços (+73).
 
 “Vale destacar que São Luís, apesar de não estar entre as que mais demitiram ou as que mais geraram emprego, registrou saldo positivo em janeiro, com contribuição expressiva do setor de Serviços, em especial nos segmentos de Cobranças e Informações Cadastrais (+495) e Atividades de Apoio à Gestão de Saúde (+247)”, pontua Geilson Pestana, economista do Imesc.
 
Em relação ao mercado formal brasileiro, foram gerados 77,8 mil postos de trabalho em janeiro de 2018, marcando o primeiro saldo positivo para o mês desde 2014. Em termos setoriais, o destaque principal foi a geração de emprego na Indústria de Transformação (49,5 mil) e Serviços (46,5 mil). Em contrapartida, o Comércio (-48,7 mil) foi o setor com maior eliminação de postos de trabalho.
 
Nota do Mercado de Trabalho 
 
A Nota Mensal de Conjuntura Econômica sobre o mercado de trabalho formal do Estado é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, elaborado pelo Imesc.
 
A nota se propõe a fazer uma discussão do resultado do comportamento do emprego formal maranhense, a partir de informações extraídas do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), tendo como referência a Região Nordeste e o Brasil.