Governo promove Oficinas de Leitura para debater Diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana

Publicado em 05/03/2018
Em mais um processo de participação popular e democrática, o Governo do Maranhão dialogará com os treze municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís, para apresentar o diagnóstico preliminar sobre a situação sociodemográfica, Econômica e Territorial dos municípios.

Coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) e em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e a Agência Estadual Metropolitana (AGEM), as Oficinas de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), reunirão gestores, técnicos e população para debates que ocorrerão no período de 06 a 16 de março.

A elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís, para nortear as ações e políticas públicas de curto, médio e longo prazo. O PDDI será elaborado em duas fases: o Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial; e a fase de Planejamento e Prognósticos.

Para a Secretária de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina, essa é mais uma ação importante do governo para consolidar o processo de metropolização da Grande Ilha:

“A parceria da SECID com a AGEM e o IMESC, que atua na equipe de coordenação dos trabalhos do PDDI e, mais diretamente, na elaboração do Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial da Grande São Luís, garantirá as bases para a formulação de políticas que reflitam toda a complexidade da região metropolitana e a consequente definição de projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento regional”.

O presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, também destacou a importância da parceria: “As oficinas de leitura fazem parte de uma fase fundamental da elaboração do PDDI, e nesse momento serão apresentados os dados já levantados  nas pesquisas realizadas pelo IMESC. Também é de extrema importância pela participação da sociedade, que poderá interagir no debate, podendo, assim, apresentar as problemáticas e soluções em parceria”.

Oficinas

As Oficinas de Leitura Comunitária têm o objetivo de apresentar e debater com a sociedade civil e instituições a situação atual e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana.

Mais de 50 técnicos e pesquisadores estão mobilizados no  levantamento de dados e informações em pesquisas de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionários, com  observação direta intensiva e registro fotográfico, para organização das informações que serão discutidas e complementadas pela comunidade, construindo uma visão compartilhada dos problemas e potencialidades de cada município da Grande São Luís.

As atividades serão apresentadas por eixos temáticos -  Sociodemográfico, Econômico, Institucional e Territorial – em cada um dos municípios da Região Metropolitana, para colher críticas, comentários e sugestões que enriquecerão a análise técnica e possibilitarão a construção de politicas públicas adequadas para a Grande São Luís.

As oficinas serão realizadas nos treze municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís que são: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís.

PDDI da Região Metropolitana

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI- RMGSL), foi instituído pelo governador Flávio Dino por meio da Lei Complementar 174, de maio de 2015. A lei prevê que a execução das funções públicas de interesse comum aos municípios integrantes da Região ocorrerá a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. A Lei assegura aos representantes dos poderes públicos e da sociedade civil direito de participar da elaboração do PDDI.