Em outubro de 2017, volume de vendas do comércio varejista restrito maranhense cresceu 5% em comparação com outubro de 2016

Publicado em 18/12/2017

No mês de outubro deste ano, o volume de vendas do comércio varejista restrito maranhense cresceu 5%, segundo aponta a Nota de Comércio Varejista divulgada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), nesta sexta-feira (15). A análise completa da Nota encontra-se disponível no site do Imesc, pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/20/206.

De acordo com a nota, em outubro, o volume de vendas do comércio varejista restrito brasileiro recuou 0,9% em relação ao mês anterior. Contra o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas registrou aumento de 2,5%, a sétima alta consecutiva nessa base de comparação.

No acumulado do ano, o volume de vendas do país cresceu 1,4% e, no acumulado dos últimos 12 meses, obteve taxa de 0,3%, o que demonstra a trajetória de recuperação, iniciada em outubro do ano passado (-6,8%).

Na comparação interanual, com outubro de 2016, seis dos oito setores de atividade econômica apresentaram resultado positivo, com destaque para: móveis e eletrodomésticos (10,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,2%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (5,2%); tecidos, vestuário e calçados (4,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%).

Segundo a economista do Imesc, Marlana Portilho, em relação a outubro de 2016, o varejo ampliado brasileiro registrou expansão de 7,5%, com resultados positivos no setor de Material de Construção (18,6%) e Veículos, motocicletas, partes e peças (13,6%). “Nos últimos 12 meses, o comércio varejista brasileiro apresentou crescimento de 1,4%, influenciada pela expansão do volume de vendas no setor de Material de construção (+6,6%). Outro detalhe foi que, no acumulado do ano, o varejo ampliado apresentou expansão de 3,2%”, pontuou Marlana Portilho, ao citar a expansão de 8,6% da atividade de Material de construção e o crescimento de 1,7% em Veículos, motocicletas, partes e peças.

Vale ressaltar que, apesar do volume de vendas do comércio varejista restrito maranhense ter crescido 5% em outubro deste quando comparado a outubro de 2016, na comparação com setembro deste ano, o volume de vendas do varejo restrito maranhense reduziu 2,1%.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve expansão de 14,6% nas vendas físicas, a sexta taxa consecutiva de crescimento no ano nessa base de comparação. No acumulado de 12 meses, encerrados em outubro, o volume de vendas do varejo ampliado aumentou 4,9%.

Nota de Comércio Varejista

A nota de Comércio Varejista é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica que é publicado trimestralmente, que analisa o comportamento do comércio varejista por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das pesquisas de Endividamento e Inadimplência e Intenção de Consumo das Famílias Ludovicenses, ambas realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA).