Imesc divulga análise do PIB Municipal de 2015

Publicado em 14/12/2017
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quinta-feira (14), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios maranhenses dos anos de 2014 e 2015, na base de referência 2010. Veja a publicação no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/29/205.

O resultado do PIB dos municípios é obtido através da distribuição do Valor Adicionado Corrente das atividades econômicas obtidos pelas Contas Regionais do Brasil, e é apresentado através do Valor Adicionado dos três grandes setores Agropecuária, Indústria e Serviços (com abertura para Administração Pública), do Produto Interno Bruto e do PIB per capita.

No setor da Agropecuária, foi registrada a segunda maior queda real (-4,2%) em relação aos demais setores. Quanto sua participação, o setor representa 10,4% do Valor Adicionado total do maranhense, com destaque para os municípios de Balsas, Tasso Fragoso e Alto do Parnaíba.

Já o setor da indústria apresentou variação real negativa de 9,7% em 2015. Entre os municípios com maiores Valores Adicionados, destacam-se São Luís, São José de Ribamar, Bacabeira e Miranda do Norte. Na parte Leste, destacam-se os municípios Santo Antônio dos Lopes, Timon, Caxias e Codó. Na parte Oeste, destacam-se os municípios Imperatriz, Açailândia e Governador Edison Lobão. No Sul, destacam-se os municípios Estreito, Balsas e Porto Franco. No setor dos Serviços, foi registrada a menor queda no VA (-2,3%) em 2015, em comparação aos demais setores – entretanto, apresentou redução de participação no Valor Adicionado Bruto estadual de 71,3%, em 2014, para 70,0%, em 2015.

Outro dado importante sobre o Maranhão foi o registro da variação real negativa de 4,1% em 2015 e a soma de todas as riquezas produzidas no Maranhão, que atingiu o valor de R$ 78,475 bilhões em 2015. O Estado alcançou, também, o PIB per capita de R$ 11.366,23 no ano de 2015 - comparado ao ranking do PIB per capita dos demais Estados, o Maranhão apresentou o menor PIB per capita (27º posição). O PIB per capita do Nordeste e do Brasil foram de R$ 15.002,33 e R$ 29.326,33, respectivamente (todos estes dados constam no relatório sobre o PIB Estadual 2015, lançado em novembro, pelo Imesc).

Para a análise dos resultados, são considerados os dados estatísticos dos 217 municípios do Maranhão, referentes ao anos de 2014 e 2015, a análise da distribuição das atividades econômicas no Estado e dos resultados dos dez municípios que apresentaram maiores pesos em cada setor de atividade econômica, o detalhamento dos fatores que ocasionaram as cinco maiores variações positivas e negativas ocorridas no ano de 2015 em comparação ao ano anterior e, ainda, os dados estatísticos das 32 Regiões de Planejamento, referentes ao período de 2012 a 2015.

“O IMESC dá continuidade à sua missão institucional direcionada à produção e divulgação de dados estatísticos e de indicadores socioeconômicos com a finalidade de subsidiar e orientar as ações do planejamento estadual, bem como à elaboração de estudos e pesquisas sobre a realidade do Estado”, disse o presidente do Imesc, Felipe de Holanda.

PIB Municipal

O ano de 2010 passou a ser a nova base de referência para o Sistema de Contas Nacionais, Contas Regionais e PIB dos municípios, cujos procedimentos metodológicos adotados estão em conformidade com o Manual Internacional de Contas Nacionais (SNA), de 2008, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial, antes SNA de 1993.

O IMESC é o órgão responsável pela execução do Convênio entre o IBGE e o Governo do Estado do Maranhão para o cálculo do PIB do Maranhão, por isso os dados divulgados seguem a metodologia de responsabilidade do IBGE, uniforme para todas as unidades da federação e integrada com a série do Sistema de Contas Nacionais do Brasil.