Imesc participa de fundação do Conselho Universitário do Maranhão

Publicado em 07/12/2017
O Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, participou nesta quarta-feira (6), no Palácio dos Leões, de reunião coordenada pelo Governador Flávio Dino de criação do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni). O encontro também marcou a posse dos integrantes do órgão colegiado, e o estabelecimento das pautas prioritárias que serão viabilizadas a partir da parceria entre o Governo do Estado e as instituições de Ensino Superior no Estado.

Para Felipe de Holanda, a participação do Imesc na reunião de fundação do Conuni, marca um momento histórico para o órgão: “A presença do Imesc como signatário-fundador desta egrégia e magnífica câmara de gestão de ciência, cultura e inovação. Fiz uma fala, em presença do Governador, sobre os projetos do Imesc, a exemplo do Zoneamento Ecológico e Econômico, do Plano Diretor de Desenvolvimento da Grande Ilha, do Mais IDH, Pacto pela Paz, dentre outros.

Felipe de Holanda destacou, ainda, a disposição do Imesc para colaborar com o Ensino Superior, Pesquisa e Extensão: “Esta é uma oportunidade de compartilhar, com as universidades e escolas técnicas, informação qualificada para a pesquisa e extensão, permitindo o fortalecimento do sistema de planejamento estadual e qualificando o debate sobre um novo modelo de desenvolvimento capaz de superar a logica primário-exportadora tão recorrente em nossa história”, disse.

Já o governador Flávio Dino, explicou que o acesso ao ensino superior é um dos temas mais importantes temas a serem debatidos pelo Conselho. “De forma geral, queremos discutir o tema do acesso à graduação e à pós-graduação e buscar quais são as formas que podemos atuar juntos para abrir ainda mais portas, mais possibilidades, ir para próximo das pessoas”, afirmou o governador.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira, o conselho é um fórum que poderá ampliar as possibilidades do ensino superior no Maranhão. “Um Conselho que era aguardado há bastante tempo e o Governo se integra a essa iniciativa. É um ponto de convergência de propósitos institucionais e de governo para que possamos alinhar as nossas estratégias às do Governo e ao que o povo do Maranhão precisa”, comentou.

Conselho

O Conselho Universitário do Maranhão é fruto de Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa do Maranhão, sendo um dos compromissos de governo cumpridos pela atual gestão.

O propósito do Conuni é integrar universidades e escolas de ensino técnico no esforço de universalização da educação, bem como na produção de ciência e tecnologia adequadas ao novo projeto de desenvolvimento do Maranhão.

Também estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Davi Telles); os reitores Gustavo Pereira (UEMA), Elizabeth Fernandes (UemaSul); Roberto Brandão (IFMA), Jhonatan Almada (IEMA), além do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira.