Mercado de trabalho é tema de palestra do Imesc em mesa-redonda no II OMT-MA

Publicado em 07/12/2017
O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, foi um dos debatedores em mesa-redonda ocorrida no II Encontro do Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão (OMT-MA), realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro.
 
A mesa-redonda, realizada a partir do tema “Estratégias de Desenvolvimento e Políticas Públicas – impactos no mercado de trabalho”, ocorreu no auditório da biblioteca do Centro de Ciências Humanas (CCH), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
 
Tendo o Mercado de Trabalho como ponto central, foram debatidas, também, questões sobre os dados populacionais, as taxa de crescimento geométrico do Maranhão, a abertura líquida de vagas de emprego formal, além de discorrer sobre a Políticas de Geração de Empregos do Governo do Maranhão e as Políticas de Incentivo e Atração de Investimentos Privados.
 
A mesa-redonda contou, também, com o Coordenador Técnico do OMT-MA, Tadeu Gomes Teixeira e a Coordenadora de Políticas Públicas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Ângela Maria Schwengber.
 
O debate serviu como forma de fortalecimento e engrandecimento dos estudos sobre o mercado de trabalho no Maranhão, incentivando a criação de políticas públicas de trabalho a partir da articulação de atores locais que possam agir nestas políticas em âmbito governamental, empresarial e sindical.
 
Muito me alegra poder conversar com toda a comunidade acadêmica e debater sobre o mercado de trabalho. Perceber o mercado de trabalho como eixo integrador é tê-lo como ponto importante de debate aberto para toda a sociedade”, analisou o Felipe de Holanda durante a mesa-redonda.
 
No dia 5, na abertura do evento, a pesquisadora e chefa do Departamento de Conjuntura Econômica do Imesc, Daniele Amorim, representou o presidente do Imesc na solenidade.