Desenvolvimento territorial é tema de palestra do Imesc apresentado no Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Uema

Publicado em 14/11/2017

O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, proferiu palestra durante o III Seminário de Pós-Graduação em Geografia, nesta segunda (14), no Auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Foram discutidos temas como planejamento urbano, formação das metrópoles e o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís e suas características.

Felipe de Holanda participou da mesa redonda “Planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís: desafios e alternativas”, com o professor do Programa de Pós-Graduação de Geografia da Uema, Antônio José de Araújo Ferreira e com a mediação da professora do departamento de Geografia da Uema, Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha.

Atualmente o Imesc realiza estudos de grande interesse para as universidades, executando o mapeamento do Maranhão a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrando da RMGSL, do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão e do Censo Agropecuário.

O presidente do Imesc explica que os projetos reúnem uma extensa e diversificada base de informações territoriais, caracterizando as relações econômicas, a sociodemografia, os aspectos de uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, além de um conjunto de cartografias.

“Juntos, esses projetos permitirão o aprimoramento das políticas públicas do Estado. O resultado desses estudos colocados à disposição das universidades, vão permitir um fortalecimento das ações de planejamento e de um conhecimento mais rico, crítico e propositivo sobre a realidade maranhense”, aponta Felipe de Holanda.

A professora Hermeneilce Aires falou da importância da discussão sobre o tema na universidade. “O espaço urbano em que vivemos é fragmentado e desarticulado. Nós temos situações que envolvem a mobilidade, a segurança, ou seja, envolve a população que vive nesse espaço e que muitas vezes não tem acesso a chamada qualidade de vida, então a gente precisa pensar a cidade que nós queremos a médio e longo prazo. A questão do planejamento é fundamental para pensar numa cidade minimamente possível para se viver”, explica.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Uema, e teve como tema “Geografia, Dinâmicas Territoriais: Abordagens contemporâneas”.