IMESC divulga nota de produção agrícola de setembro de 2017

Publicado em 16/10/2017

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE referente ao mês de setembro, os produtores maranhenses deverão colher 4.444 mil toneladas, que equivale a um crescimento de 105,5% em comparação com a safra de 2016. É o que o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta sexta-feira (13).

A análise completa da Produção Agrícola encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/30/188

A produção de grãos maranhense permaneceu basicamente estável em comparação à estimativa de agosto, com revisão de apenas 0,1%. Em agosto, estimava-se que o Maranhão produziria 4.448 mil toneladas, ao passo que em setembro, esse número foi revisado para 4.444 mil toneladas.

O economista do Imesc, Anderson Nunes, explica que isso se deve, principalmente, à revisão para baixo na cultura da soja, que em agosto, estava prevista para encerrar o ano em 2.339 mil toneladas. “Pesquisas in loco realizadas pelo GCEA/MA, identificaram que das 4.190 toneladas que haviam sido computadas anteriormente como sendo soja 2ª safra, estavam sendo consideradas apenas como sementes, e não como grãos. Por conta disso, resolveu-se reduzir a produção em 0,2%, cuja estimativa para o final do ano é de 4.334 mil toneladas”.

Em relação às produções de milho e de arroz, não sofreram alterações expressivas em relação à estimativa do mês anterior. Já a mandioca, apesar da redução na área plantada, a produção estimada ainda é positiva, com crescimento de 1,1% em comparação ao ano anterior. Em alguns municípios, como por exemplo, Açailândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, houve um aumento de áreas destinadas à pastagens, o que explica a redução na área plantada de -3,8%.