Imesc divulga nota de produção agrícola de agosto de 2017

Publicado em 15/09/2017

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE referente ao mês de agosto, os produtores maranhenses deverão colher 4.448 mil toneladas, que equivale a um crescimento de 105,7% em comparação com a safra de 2016. É o que o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quinta-feira (14).

A análise completa da Produção Agrícola encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/30/180

A estimativa de agosto da produção agrícola maranhense foi revisada para baixo, com queda na produção de grãos 3,8% em comparação à estimativa ao mês de julho. Essa queda foi causada, principalmente, pela revisão para baixo da produção de soja, que caiu 7,0%. Apesar desse resultado, a produção graneleira maranhense ainda se mantém em patamar de recorde, superando a produção de 2014, que foi de 4.117 mil toneladas.

O economista do Imesc, Anderson Nunes, explica a queda da produção da soja em agosto de 2017. “A queda da produtividade da soja pode ser explicada pela falha no plantio em São João dos Patos que ocasionou uma redução 15% na produção; ao período seco no sul do Estado, o que prejudicou a produção no município de Balsas causando problemas no período de enchimento dos grãos; e por fim, a decisão do produtor de São João do Paraíso em não plantar soja, tendo em vista os prejuízos ocasionados ainda na safra anterior”.

As produções de milho e arroz não sofreram alterações em relação à estimativa do mês passado. Quanto à produção de mandioca, apesar da redução na área plantada, a produção estimada ainda é positiva, com crescimento de 1,1% em comparação ao ano anterior. Em alguns municípios, como por exemplo, Açailândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, houve um aumento de áreas destinadas às pastagens, o que explica a redução de 3,8% na área plantada.

Nota de Agricultura Maranhense

A Nota de Agricultura Maranhense é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, uma publicação trimestral do Imesc. A Nota, deste modo, se propõe fazer uma discussão prévia dos resultados do LSPA, divulgado mensalmente pelo IBGE.

O LSPA trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, por intermédio das Comissões Municipais e/ou Regionais de Estatísticas Agropecuárias (COMEA’s e COREA’s) que, por sua vez, são consolidadas para o nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA).