Em junho de 2017, comércio varejista restrito maranhense apresenta 4,6% de crescimento em relação a junho de 2016

Publicado em 18/08/2017

A Nota de Comércio Varejista do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), divulgada nesta sexta-feira (18), aponta que no mês de junho, o volume de vendas do varejo restrito maranhense cresceu 0,7% em relação ao mês de maio de 2017. A análise completa do Comércio Varejista encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/20/176

Na comparação interanual, com junho de 2016, o volume de vendas do varejo restrito maranhense apresentou crescimento de 4,6%. Nos últimos 12 meses, encerrados em junho de 2017, o volume de vendas do comércio varejista restrito maranhense recuou 2,8%, enquanto o varejo ampliado registrou retração de 3,1%.

A economista do Imesc, Marlana Portilho, ressalta a importância do ajuste dos preços relativos, tais como inflação e a taxa de juros. “Principalmente a inflação, vem contribuindo para a retomada da economia brasileira. Embora lenta, a recuperação tem tido reflexos no volume de vendas do varejo brasileiro e maranhense”.

Cenário Nacional

No mês de junho, o volume de vendas do comércio varejista restrito brasileiro registrou expansão de 1,2%, a terceira taxa consecutiva de crescimento do ano. Contra o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas registrou aumento de 3,0%, a terceira alta consecutiva do ano, e no acumulado dos últimos 12 meses obteve taxa de -3,0%, com esse resultado sinaliza a manutenção da redução no ritmo de queda iniciado em outubro de 2016 (-6,8%).