Conte pra Gente - Dia do Economista

Publicado em 16/08/2017

João Carlos Sousa Marques

No dia 13 de agosto comemora-se o Dia do Economista, profissional que estuda a sociedade e contribui para as transformações política, econômica e social do país. Para celebrar a data, o economista João Carlos fala sobre os desafios e o papel do profissional na sociedade.

Servidor do Imesc desde 2015, João trabalha na Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, com atuação nas áreas de Comércio Exterior, Cenário Internacional, Commodities, Bolsa de Valores, entre outros.

“Sempre quis cursar Economia. Meu irmão é economista e a gente conversava desde a época do ensino médio, o que despertou meu interesse pela área. Lógico que eu tinha outras opções de cursos para fazer, mas minha primeira opção sempre foi Economia”, destaca.

João conta que foi no Imesc que passou a ter interesse pela temática do Cenário Internacional. “No Imesc despertei o interesse pelo Cenário Internacional, uma das áreas que eu nunca tinha pensado em trabalhar antes. E aqui no Instituto existe essa preocupação em trabalhar com o desenvolvimento econômico regional”.

Recém-graduado, João Carlos enxerga o economista como o profissional que pensa a longo prazo. “Algumas pessoas enxergam o economista como o profissional que administra dinheiro, mas na verdade ele administra recursos de forma geral. Enquanto os outros estão vivendo e sofrem os impactos das mudanças atuais, o economista está querendo ver, daqui pra frente, como melhorar essa sociedade, e poucos são os profissionais que fazem isso”.