Biblioteca do Imesc disponibiliza publicações do IBGE referentes ao primeiro semestre de 2017

Publicado em 09/08/2017

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), disponibiliza aos pesquisadores do órgão e à sociedade em geral, publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebidos no primeiro semestre de 2017.

São publicações técnicas e dirigidas ao público em geral, resultantes de pesquisas do IBGE e da produção técnica de especialistas dos setores relacionados às atividades de interesse da instituição.

O Imesc recebeu 16 novas publicações no último semestre, dentre elas o “Produto Interno Bruto dos Municípios (2010-2014)”, publicação do IBGE em que são apresentados os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica – Agropecuária, Indústria e Serviços – bem como os impostos, líquidos de subsídios, o PIB e o PIB per capita no período de 2010 a 2014.

Também consta na lista de novas publicações, o Anuário Estatístico do Brasil - AEB 2016, importante obra de referência sobre a realidade brasileira em seus inúmeros aspectos. Estão sintetizadas na publicação as informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental estabelecidas como necessárias ao conhecimento sistemático do País.

Por força de convênio entre o Imesc e o IBGE, os dois institutos mantém cooperação técnica para troca de informações estatísticas e geocientíficas do país, disponíveis em seus acervos. A Biblioteca Ignácio Rangel é depositária de todas as publicações editadas pelo IBGE, além de garantir os serviços de disseminação das informações contidas nessas publicações à sociedade em geral.

Outras publicações encontram-se disponíveis na Biblioteca Ignácio Rangel, centro de documentação de pesquisas do IMESC e depositório oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que funciona das 13h às 19h, de segunda a sexta, na Avenida do Vale, Edifício Zircônio, 1º Andar, Sala 104, Renascença II. Para mais informações entre em contato pelo número (98) 3221-9293 ou pelo e-mail: imprensa.imesc@imesc.ma.gov.br

Veja a lista das publicações do IBGE recebidas:

1 – Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios – Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal (2015)

2 – Produto Interno Bruto dos Municípios (2010-2014)

3 – Pesquisa de Inovação (2014)

4 – Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira (2014)

5 – A Geografia do Café

6 – Atlas Geográfico Escolar – 7ª edição

7 –Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras

8 – Tradição & Renovação: Uma síntese da história do IBGE

9 – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil

10 – Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios – Educação e Qualificação Profissional (2014)

11 – Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios – Aspectos dos Cuidados das Crianças de menos de 4 anos de idade (2015)

12 - Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros – Esporte (2016)

13 - Redes e Fluxos do Território: Ligações Rodoviárias e Hidroviárias (2016)

14 - Pesquisa Industrial – Empresa (2015)

15 - Pesquisa Industrial – Produto (2015)

16 - Anuário Estatístico do Brasil (2016)