Cartão de crédito é o principal fator endividamento das famílias ludovicenses, aponta estudo do Imesc

Publicado em 21/06/2017

A Nota de Comércio Varejista do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), divulgada nesta segunda-feira (19), aponta que, nos últimos 12 meses encerrados em abril, houve um recuo de 4,8% e de 6,2% no volume de vendas do Comércio Varejista Restrito e Ampliado no Maranhão, respectivamente.

Os dados do estudo apontam ainda que a retração do comércio varejista ampliado foi influenciada, sobretudo, pelo encolhimento nas vendas de veículos novos, que nos últimos 12 meses, apresentou recuo de 54,3%, contra o período imediatamente anterior, segundo os dados do Departamento de Trânsito do Maranhão – DETRAN-MA.

Segundo os dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão - Fecomércio, o indicador de Intenção de Consumo das famílias (ICF) ludovicenses apresentou crescimento de 2,9 pontos percentuais, saindo de 94 pontos em abril para 96,9 pontos em maio. Não obstante a melhora do indicador em relação à leitura anterior, avaliações abaixo de 100,0 (ponto de indiferença) indicam ainda predomínio de avaliações pessimistas dentre os consumidores.

Outro aspecto importante do levantamento é que ainda se observa o endividamento familiar em patamar elevado. A principal modalidade de endividamento das famílias ludovicenses continua sendo o cartão de crédito (78,6%). “A perspectiva é que, apenas a médio prazo, os consumidores estejam menos endividados, tendo em vista a nova regra para uso do rotativo do cartão de crédito, que impede o alongamento da dívida por prazo indeterminado”, explica a economista do Imesc, Marlana Portilho.

A nova regra do uso do rotativo do cartão de crédito, que entrou em vigor no mês de abril, por meio da Resolução 4.549 do Banco Central, tem como objetivo limitar o uso do rotativo pelo prazo máximo de 30 dias. Por meio dessa regra, os consumidores que, ao efetuarem o pagamento - mínimo ou parcial da fatura no mês de abril, receberam no mês de maio, com vencimento a partir do dia 03, a fatura com proposta de parcelamento do saldo com parcelas fixas e taxas de juros menores.

 A análise completa do Comércio Varejista encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/20/163